A Apple liberou hoje o beta público do iOS 10 e do macOS Sierra, e se você quiser testar as novas versões das plataformas da empresa antes delas serem finalizadas, já pode fazer isso.

>>> Os detalhes do iOS 10, que chegará a iPhones e iPads lançados desde 2012
>>> macOS Sierra: sistema operacional para Macs tem Siri, Apple Pay e mais

Abaixo explicamos como fazer para ter acesso ao beta das plataformas. Mas é sempre bom lembrar que versões de testes costumam ter bugs – então pense muito bem antes de instalá-las.

iOS 10

ios 10

Para ter a versão mais nova do iOS 10 que tem alguns recursos bem bacanas, como a integração da Siri a apps e mais, basta entrar aqui e entrar com o seu ID da Apple, para em seguida receber um email da Apple com mais detalhes.

>>> Os melhores recursos do iOS 10 em GIFs

Antes de instalar, é sempre bom fazer um backup dos seus dados via iTunes, só para garantir que você não vai perder nada se alguma coisa der errado durante a instalação.

A Apple diz que o beta do iOS 10 pode ser instalado em qualquer dispositivo com o iOS 8.1.3 (caso ele seja um dos compatíveis com o novo sistema).

macOS Sierra

macossierra

Já o macOS Sierra tem entre suas principais mudanças o novo nome e a Siri. Para acessar a versão beta da plataforma, basta entrar aqui e seguir as instruções que aparecem na tela.

Novamente: é uma versão beta e bugs não só estão presentes como são esperados. A ideia de uma versão de testes é que usuários ajudem a Apple a encontrar falhas no sistema operacional, então é bom avisar a empresa sempre que você encontrar alguma coisa que não funciona como deveria.

E, por ser beta, a tendência é que o novo macOS seja instável, portanto, não é uma boa ideia usá-lo no seu Mac principal – se você realmente quiser muito testá-lo, a sugestão é usar um Mac antigo para isso.

O iOS 10 será lançado em setembro, enquanto o macOS Sierra chega no último trimestre do ano. Não vai demorar muito, então se você não estiver realmente muito ansioso pelos novos recursos, talvez seja melhor esperar um pouco.

Foto de topo: Nicholas Stango/Gawker