Cultura

Biblioteca de SP já empresta 1.000 ebooks por dia; veja como acessar

Plataforma criada pelo governo paulista oferece mais de 17 mil ebooks e audiolivros de graça
Imagem: BibliOn/Divulgação

A plataforma gratuita BibliOn, uma espécie de biblioteca virtual criada e administrada pelo governo estadual de São Paulo, alcançou a marca de 1.000 ebooks emprestados por dia em pouco mais de um ano de operação. Segundo o site Mobile Time, o volume é superior ao das duas bibliotecas físicas mantidas pelo estado, Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que emprestam 290 e 420 livros por dia, respectivamente. Esse número leva em conta, inclusive, livros lidos dentro dos estabelecimentos.

Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, que faz a gestão do BibliOn, esse sucesso estrondoso da plataforma se explica pela ausência de espaços físicos na maior parte das cidades paulistas. “Mais da metade dos municípios de São Paulo não têm livraria. E o número de bibliotecas está caindo. A BibliON vira uma opção para pessoas que estão longe do livro geograficamente. Isso vale até para habitantes da capital”, disse, em entrevista ao Mobile Time.

Lançada em junho de 2022, o BibliOn atualmente conta com um acervo de mais de 17 mil livros digitais, além de 340 audiobooks. As obras são bastante variadas, indo desde clássicos da literatura brasileira e estrangeira até livros de não-ficção, passando por literatura infantil e livros de auto-ajuda.

Dentre alguns títulos disponíveis estão “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior; “O Conto de Aia”, de Margaret Atwood; e a recente autobiografia da cantora Britney Spears, “A Mulher em Mim”. Para as crianças e adolescentes, há opções como os livros da Turma da Mônica e a série “Jogos Vorazes”.

Clube de leitura do BibliOn

BibliOn promove clubes de leituras online Imagem: Reprodução

Além dos ebooks e audiobooks, o BibliON ainda promove clubes de leituras para incentivar a troca de ideias entre os leitores com debates transmitidos online. Além do clube de leitura oficial, há encontros de leitura de autoras negras, para pessoas com mais de 60 anos, leituras para vestibulandos, entre outros.

Como funciona o BibliOn?

Assim como uma biblioteca física, o BibliOn é totalmente gratuito, só exigindo um cadastro com nome, e-mail e endereço. Depois, é só navegar pelo acervo para encontrar algum livro de sua preferência.

Apesar dos livros serem digitais, o esquema do BibliOn é semelhante ao de uma biblioteca comum. Quando um livro é emprestado, ele fica indisponível para outras pessoas, que podem fazer uma reserva para pegar emprestado depois. Apenas alguns livros não possuem essa limitação e podem ser emprestados para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Porém, cada pessoa pode pegar emprestado até dois livros por vez, que precisam ser “devolvidos” em até 15 dias. É possível renovar por mais 15 dias, caso não haja nenhuma reserva.

Isso acontece porque, embora o empréstimo dos ebooks seja gratuito, o estado paga uma remuneração para as editoras por cada obra emprestada. Há dois modelos de licença disponíveis: uma que garante um ciclo de 26 empréstimos e outra que repassa um valor para cada empréstimo. Essa política depende de cada distribuidora de livros digitais parceira do governo.

Para ler as obras emprestadas, o BiBlion conta com um app para Android e iOS, onde também é possível baixar o livro para ler offline. Além disso, também dá para ler usando o navegador do computador.

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas