_Tecnologia

Bilionários do Vale do Silício compram terreno para construir cidade nos EUA

Os bilionários já adquiriram todo o terreno necessário para dar início à "California Forever"

cidade bilionários

Um grupo de bilionários está planejando, há cinco anos, construir uma cidade exclusiva no norte da Califórnia, nos EUA. Antes de dar início ao projeto, intitulado “California Forever”, somente o grupo Flannery Associates, do Vale do Silício, já adquiriu mais de 53.000 acres de terra agrícolas – maior do que a cidade do Texas -, por cerca de US$ 800 milhões. Ao todo, são mais de 60 mil, segundo o site da nova cidade. O espaço pertencia anteriormente ao condado de Solano, próximo a São Francisco.

Na semana passada, um porta-voz da empresa disse à Bloomberg que o empreendimento está pronto para começar. “Com relação às compras futuras, exceto algumas propriedades restantes que Flannery tem sob contrato e serão fechadas nas próximas semanas, Flannery reuniu todos os terrenos de que precisa e não prevê fazer compras adicionais”, declarou.

Segundo o descrito, a California Forever deve seguir o modelo de cidade jardim, conceito criado por Ebenezer Howard no final do século 19, que define uma comunidade autônoma cercada por espaço verde.

De acordo com o site do projeto, a ideia é trazer de volta o “California Dream”, construindo “casas de diferentes tamanhos e preços integradas nos mesmos bairros acessíveis a pé, com residências, lojas, restaurantes e escolas a uma curta distância”, ligadas ao mundo externo pela rodovia Rota 12, do estado da Califórnia.

Ou, como descreveu Adam Rogers, do Business Insider, “casas em estilo europeu em uma encosta inclinada sobre a água, uma fileira bucólica de casas geminadas de dois e três andares do século XIX em uma rua arborizada cheia de crianças brincando, uma praça verdejante cercada por cafés e restaurantes com muitos lugares ao ar livre”.

Os problemas da California Forever, cidade dos bilionários dos EUA

Analisando o planejamento da nova cidade dos bilionários na California, Rogers apontou para a falta de planejamento de transporte: nas renderização, não há carros, e além das bicicletas, caiaques e canoas, os trens parecem se movimentar sem fontes de energia. Além disso, o site promete novos empregadores e “milhares de empregos locais permanentes e bem remunerados”, sem citar quais ou onde. Nem mesmo se os trabalhadores viveriam na mesma cidade que os bilionários do Vale do Silício.

Atualmente, a empresa também está em uma batalha legal contra os proprietários de terra de Solano. Após apresentarem uma ação judicial contra um grupo de proprietários e agricultores em maio, alegando conspiração para inflacionar os preços,  agricultores alegaram companhia usou “táticas mafiosas”  para comprar a terra.

Por fim, a equipe ainda enfrenta uma resistência significativa dos residentes de Solano, apesar de 60% deles ter indicado aprovação em uma pesquisa da California Forever sobre novas receitas fiscais, empregos, entre outros espaços oferecidos pela cidade.

Sair da versão mobile