Black Friday

Black Friday: as diferenças entre comprar online e no varejo físico

Na Black Friday, saiba quais são as principais vantagens e desvantagens de comprar pela internet ou visitando as lojas físicas

A Black Friday 2023, que acontece em 24 de novembro, está às portas. E, já há um bom tempo, ela não significa apenas a chance de comprar mais barato em lojas, mas também encher o carrinho no comércio online.

De acordo com um levantamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), este ano, quase metade dos consumidores (47%) demonstração intenção de comprar online. Além disso, 55% dos jovens de 18 a 24 anos e 58% dos de 25 a 34 anos também vão optar por fazer compras pela internet.

Mas, qual são as vantagens e desvantagens de comprar online? Confira o comparativo abaixo com o Giz Brasil para escolher como adquirir seus produtos.

Vantagens da compra online

  • Comodidade: o conforto de comprar sem sair de casa é o principal motivo que leva consumidores a aderirem às compras online. Além da agilidade na hora de comprar, também fica mais fácil comparar preços e evitar filas e aglomerações.
  • Variedade: diferentes categorias de produtos e diferentes marcas estão a apenas alguns cliques de distância, Produtos desejados podem esgotar rapidamente, frustrando as expectativas dos compradores.
  • Preços: muitas sem despesas com grandes espaços comerciais, as lojas online podem oferecer preços menores, cupons e cashback, estimulando, aliás, compras impulsivas. Saiba como controlar a compulsão e fazer a compra certa na Black Friday 2023.

As desvantagens

  • Escolha dos itens pode ser prejudicada: ver e experimentar um produto antes de adquiri-lo ajuda a garantir uma boa compra, sobretudo quando se trata de artigos de vestuário, como roupas, sapatos. No caso de eletrônicos, por exemplo, tirar dúvidas com um funcionário pode auxiliar no processo de escolha. Por isso, comprando online, as chances de precisar trocar um item podem aumentar em comparação com o comércio físico.
  • Menor segurança: é comum que o medo de golpes exista, e, online, a chance de cair em uma furada da “Black Fraude” é maior. Enquanto na loja física há a possibilidade de pagar em dinheiro e ter um recibo físico, no meio online, você precisa ter cuidado redobrado com a segurança. Veja cinco dicas para se preparar antes de comprar na Black Friday.
  • Sem pronta-entrega: nada de passar o cartão e sair com a compra! na internet, você precisa esperar a entrega – e talvez pagar pelo frete -, enquanto na loja física você leva sua compra para casa na hora.

Ominichannel

Para quem ainda está em dúvida entre comprar pela internet ou diretamente nas lojas, uma opção é optar pelo Ominichannel. A estratégia das marcas une diferentes canais, incluindo as lojas físicas e virtuais. A vantagem? Permite que o cliente realize uma compra virtual e retire o produto em uma unidade física da empresa, sem pagar frete. Qual vai ser a sua este ano, leitor?

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas