A BlackBerry preparou evento para anunciar um novo smartphone, mas poucos imaginavam que a empresa revelaria algo novo sobre o BlackBerry Messenger: ele estará disponível para iOS e Android de graça.

A partir do terceiro trimestre, usuários do iOS 6 e Android 4.x poderão baixar o app em suas respectivas app stores, e usar o BBM.

Inicialmente, será possível apenas enviar mensagens de texto, inclusive para grupos de contatos; recursos como chat em vídeo e compartilhamento de tela devem ser incluídos ao longo do ano.

Quais as vantagens do BBM? Além da solidez do serviço – ele é bem mais confiável que o iMessage, por exemplo – ele já conta com 60 milhões de usuários. São 10 bilhões de mensagens enviadas por dia, mesmo número que no Facebook Messenger.

Ele será um forte concorrente ao Whatsapp, que conta com 200 milhões de usuários e envia 20 bilhões de mensagens por dia.

Esta era uma ideia antiga da BlackBerry, na época em que ela ainda se chamava RIM: apostar nos serviços da empresa – como recursos de segurança e BBM – em vez de lançar smartphones novos. Foi o ex-CEO Jim Balsillie quem tentou dar uma nova direção à empresa. Infelizmente, ele não conseguiu, largou o cargo e se livrou de todas as ações que tinha da BlackBerry. É bom ver que parte da ideia inicial virou realidade; agora é esperar pelo terceiro trimestre. [BBM via Engadget]