Hoje em dia, quase todos os sites fazem isso. Você está lá navegando, abre uma aba aqui, clica em um link ali e de repente: AssistaSeries deseja ? mostrar notificações. YouTube deseja ? mostrar notificações. Facebook deseja ? mostrar notificações. O que fazer? Você vai bloqueando, é isso o que se faz. E quando se aceita, quase certeza que se trata de um clique acidental.
• Bloqueador de anúncios nativo começa a ser testado no Chrome para Android
• A última versão do Chrome não irá matar (tanto) a autonomia de bateria do seu notebook
Mas não importa qual a sua escolha, depois de um clique, a janelinha some como se nunca estivesse aparecido ali. Você esquece daquilo. E a escolha que você fez fica escondida entre um monte de menus, configurações e botões dentro do Chrome.
Em vez de clicar em “Bloquear” todas as vezes, seria bom apenas evitar as notificações, não é?
O Chrome tem suporte para notificações push desde abril de 2015 – outros navegadores também. E talvez algumas pessoas realmente gostem de receber notificações de alguns endereços, enquanto bloqueia outros. Mas você se cansou desse panorama e quer se livrar dessas solicitações chatas, tem uma solução aqui.
Aqui vai um pequeno guia para retomar o controle do Chrome.
1. Clique no menu dos três pontinhos na vertical no lado direito, ou simplesmente cole o endereço chrome://settings/content/notifications para pular os passos 2, 3 e 4
2. Role para baixo e clique em “Avançado”
3. Clique em Configurações de Conteúdo
4. Clique em Notificações
5. Do lado de “Perguntar antes de enviar (recomendado)“, clique no interruptor ao lado. O texto deve mudar para “Bloqueado“
O Chrome tornou esse ajuste um pouco mais difícil de ser encontrado do que deveria. E ao mudar o texto conforme você muda a configuração, a descrição obscura do ajuste fica parecendo mais uma tentativa de nos enganar do que uma interface mal planejada. Isso foi péssimo, Google.
Mas, pelo menos você está livre agora. E se quiser habilitar as notificações de algum site específico, é só clicar no cadeado ou no (i), na barra de endereços e escolher a opção. (Valeu pela dica, Marcio Neves!)
Imagem do topo: Gizmodo