_Ciência

Bomba intacta da Segunda Guerra é encontrada em rio italiano

O explosivo, revelado pela seca que atingiu a Europa nos últimos meses, foi agora detonado por militares. Assista ao vídeo

Bomba da segunda guerra mundial é encontrada no rio Pó, na Itália

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Uma onda de calor intensa atingiu a Europa entre os meses de junho e julho de 2022. Os termômetros de Roma, na Itália, chegaram à marca de 40,5 ºC, enquanto o rio mais extenso do país, o rio Pó, enfrentou uma queda em seus níveis de água. 

A seca repentina acabou revelando a pescadores uma bomba que datava da Segunda Guerra Mundial. O artefato foi encontrado no dia 25 de julho próximo a comuna de Borgo Virgilio, no norte da Itália. Análises indicam que o explosivo foi fabricado nos Estados Unidos.

Cerca de 3 mil civis que viviam na proximidade tiveram que evacuar a vila após a descoberta. Dessa forma, militares puderam cortar o fusível da bomba de 450 quilos e retirá-la do local. O dispositivo foi levado para uma pedreira a cerca de 45 quilômetros de distância, onde as autoridades realizaram uma detonação controlada. Veja abaixo a ação.

O rio Pó percorre uma extensão de 652 quilômetros, indo desde o monte Viso, nos Alpes Cotianos, até mar Adriático, ao sul da cidade de Chioggia. Por ser a maior via fluvial da Itália, ele possui grande importância agrícola e industrial.

A seca extrema e suas consequências econômicas levaram a Itália a declarar estado de emergência no último mês. A estiagem é a pior vista para a região nos últimos 70 anos.

Nos meses passados, o rio Tibre também enfrentou uma queda nos níveis de água, revelando as ruínas de uma ponte construída durante o reinado do imperador Nero, entre 54 e 68 d.C. A ponte já era conhecida, mas aparece ao público apenas durante períodos de seca.

Sair da versão mobile