Le Wagon: bootcamp em SP promete capacitar desenvolvedores web em 9 semanas

Bootcamp francês chega a São Paulo em 4 de julho com curso intensivo para quem quer se tornar um programador web.

Se existisse uma religião do Vale do Silício, onde se concentram as principais empresas de tecnologia do mundo, com certeza o lema seria: aprenda a programar. Uma das materializações disso são os bootcamps, cursos intensivos de programação para atrair novos adeptos. É um pouco disso que o bootcamp LeWagon quer trazer para São Paulo no próximo dia 4 de julho.

>>> Agora você pode aprender a programar com Minecraft
>>> Como aprender programação?

Durante as 9 semanas de treinamento intensivo, com sessões das 9h às 19h, as pessoas interessadas passarão pelo básico da programação, aprenderão a linguagem Ruby, engenharia de software, banco de dados, noções de front-end e mais. O último módulo consiste em trabalhar em um projeto — que pode se tornar um produto de verdade, como já aconteceu em edições passadas.

Os termos podem parecer estranhos para quem não tem noção de programação, mas essa é um pouco a ideia do bootcamp, como explicou Mathieu Le Roux, cofundador do Le Wagon Brasil, ao Gizmodo Brasil:

“O programa foi desenhado para quem nunca programou na vida. O principal requisito é motivação e coragem, porque é muita informação em pouco tempo e tem momentos desafiadores mesmo, igual às primeiras semanas de aprendizagem de um idioma.”

Apesar de não ser requisito ter conhecimento, o curso pede que os interessados façam um curso online de Ruby e que entendam inglês — os professores falam português, mas boa parte dos materiais são em inglês. A ideia é juntar gente que queira empreender, aprender uma nova profissão (desenvolvedor web) ou até mesmo fazer trabalhos de freelancer na área.

Os organizadores dizem que, após o término do curso, os participantes estarão aptos a se inscrever em vagas na área de engenharia de software e programação. Além disso, há um efeito comunidade: os alunos passam a fazer parte de uma rede de mais de 500 empreendedores e desenvolvedores espalhados por vários países.

“Depois que nos formamos, dificilmente temos mais quatro anos para nos dedicar a algo novo. Um bootcamp coloca o participante próximo da realização de uma ideia. Conhecemos várias pessoas com boas ideias, mas que não têm capacidades técnicas para desenvolvê-las. Os bootcamps oferecem justamente isso”, ressaltou Mathieu.

O custo para participar do bootcamp é salgado e é comparado ao de uma pós-gradução. O valor total do curso intensivo é R$ 14.900 e pode ser parcelado.

Para quem quer ter uma noção da metodologia e de como serão os cursos, o Le Wagon Brasil tem organizado palestras temáticas gratuitas para os interessados. Para saber onde são e os temas, basta acessar essa página.

Criado na França em 2013, o Le Wagon já teve edições em Paris, Bruxelas, Londres, Lisboa, Beirute e Copenhague. O Brasil é o primeiro país da América do Sul a receber uma versão do bootcamp.

Serviço
Le Wagon Brasil
Duração: 9 semanas
Início: 4 de julho
Local: Plug Bkln, Av. Nova Independência, 1061 – Brooklin – São Paulo
Valor: R$ 14.900

Foto do topo por StockSnap/Pixabay

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas