O Code.org lançou recentemente um tutorial “Hour of Code” temático de Star Wars, e agora eles vão usar outra franquia popular entre crianças para promover a programação: Minecraft.

O novo tutorial, uma parceria entre a Microsoft e o Code.org, é um site que visa tornar a programação mais acessível. O Code.org quer expandir o acesso à ciência da computação para todo mundo, e tem ênfase em aumentar o nível de participação de “mulheres e estudantes de cor não-representados”.

Para isso, a organização sem fins lucrativos lançou diversas iniciativas, como uma preparação de novos professores de ciências da computação para oferecer aulas onlines para o ensino fundamental. Os tutoriais Hour of Code já foram usados por mais de 137.928.359 pessoas, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama. E o mais recente tutorial é incrivelmente familiar.

minecraft-code-1

O novo tutorial de Minecraft espera se aproveitar da grande popularidade que o jogo já tem entre crianças. O Code.org usa cenas e desafios inspirados em Minecraft em seu tutorial.

Feito para crianças a partir de 6 anos, o tutorial é divertido para todas as idades. Juntei alguns blocos de códigos, assisti aos resultados aparecerem em tempo real via meu personagem escolhido Alex (Steve também estava disponível), e aprendi algumas linhas de Javascript. Poderia fazer isso o dia inteiro – ou ao menos até acabar as 14 lições oferecidas no tutorial, que são intercaladas com vídeos de desenvolvedores de Minecraft.

A Microsoft, que é dona do estúdio sueco criador de Minecraft Mojang, anunciou que vai realizar milhares de eventos em suas lojas e escritórios do mundo usando o Hour of Code. O tutorial foi apresentado, inicialmente, em inglês. Porém, já está disponível uma versão em português.

minecraft-code-2

[Minecraft Tutorial via Code.orgVentureBeat; Microsoft]