Bot do Ministério da Saúde esclarece dúvidas sobre coronavírus no WhatsApp
Infelizmente, junto com a pandemia do coronavírus, notícias falsas vêm sendo espalhadas por aí. Para tentar combater isso, o WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (26) que o Ministério da Saúde agora conta com uma central de informações por meio do aplicativo de mensagens.
De modo resumido, trata-se de um bot que responde dúvidas baseado em algumas interações com o usuário.
Para obter as informações, é necessário adicionar o numero +55 (61) 9938-0031 na sua lista de contatos e, posteriormente, mandar um “Oi” para ele via WhatsApp.
O sistema, então, vai retornar uma mensagem dizendo que a resposta pode demorar e que o usuário pode teclar uma das opções para ter mais informações. Alguns dos itens são transmissão, sintomas, prevenção, isolamento familiar, entre outros.
Opções de temas do bot do Ministério da Saúde no WhatsApp
Em meu teste, demorou um pouco para haver alguma reposta após o “Oi” inicial, mais especificamente seis minutos. Para ter informações sobre o item que eu queria me informar mais, “Tratamento”, levou outros 12 minutos.
A solução é importante, pois, querendo ou não, o WhatsApp acaba sendo o meio em que muita gente acaba compartilhando notícias falsas. Então, faz muito sentido ter este bot para ajudar quem quiser ter mais informações qualificadas, ainda mais vindas do órgão que está coordenando a ação no País todo para conter a disseminação do COVID-19.