A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicaçõe) alerta que tem gente tentando se aproveitar da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e espalhando golpes pelo WhatsApp prometendo até 7 GB gratuitos para os clientes de todas as operadoras.

Em um comunicado, a Anatel alerta que “não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios.” O órgão diz ainda para os usuários não abrirem links desconhecidos, não fornecerem informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça e para desconfiar de mensagens assuntos apelativos ou alarmantes.

Em um item curioso, a Anatel diz para aceitarmos que “todos nós somos vulneráveis” e desconfiar “até da sombra virtual”. Errado não está, apesar de soar um pouco alarmista. Em tempos de crise, é importante redobrar os cuidados.

O golpe, espalhado pelo WhatsApp, continha um link que cadastrava o número do vítima em serviços premium de mensagens de texto. Era preciso escolher a sua operadora inserir seu número de celular e preencher um formulário. Se a vítima seguisse os passos, passaria a ser cobrada pelos SMS.

Capturas de tela de golpes em nome da Anatel

Esse não é o primeiro golpe que relatamos relacionado com a pandemia de COVID-19. Uma outra campanha de phishing via WhatsApp dizia que o governo estava distribuindo um kit gratuito com máscara e álcool gel. Outra distribuía malwares disfarçados de documentos com informações sobre o coronavírus que foram espalhados ao redor do mundo. Há relatos ainda de golpes que pediam um cadastro para receber um Auxílio Cidadão de R$ 200.

Essa é uma boa hora para bater um papo principalmente com as pessoas que tem menos familiaridade com a tecnologia. Alertar para não acreditar em correntes, nem colocar informações pessoais em formulários. E desconfiar de qualquer oferta que pareça boa demais para ser verdade – por fim, procure saber sobre benefícios em fontes confiáveis e nos sites oficiais.

Em tempo, a TIM e a Vivo realmente ofereceram bônus de internet para alguns clientes. A Claro e Nextel ampliaram a velocidade da conexão durante a quarentena. Todos esses benefícios foram comunicados por meio dos canais oficiais das operadoras.