Brasil fica em 4º no ranking de países que mais usam carteiras digitais

Cartão físico ainda é o meio de pagamento favorito dos brasileiros, mas uso do QR Code para transações comerciais cresce no Brasil
Carteira do Google permite o pagamento com QR Code no Brasil (Imagem: Divulgação/Google)
Pagamento com carteiras digitais cresce no Brasil (Imagem: Divulgação/Google)

O Brasil está entre os países que mais usam carteira digital no planeta. É o que mostra um estudo da empresa americana Morning Consult, que indicam que os brasileiros estão em quarto lugar no ranking global.

A liderança é ocupada pela China e Índia, com mais de 90% de uso da população.

A análise é focada em serviços como o Apple Pay, Carteira do Google e PayPal. Ou seja, não é restrita às plataformas que oferecem pagamento por aproximação via NFC ou MST.

Segundo o estudo compartilhado pelo Axios, sete em cada dez adultos já usaram o serviço no Brasil. O país está na frente até da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, com aderência de 70% e 65%, respectivamente. Países que utilizam mais dinheiro em espécie, como a Alemanha e o Japão, também se destacaram no levantamento.

A China assume a liderança. Por lá, 95% dos entrevistados pela consultoria afirmaram que usam carteiras digitais. O que não é de surpreender, dado o sucesso dos super aplicativos, que integram diferentes serviços, na região.

Confira o ranking:

  1. China: 95%;
  2. India: 93%;
  3. Alemanha: 76%;
  4. Brasil: 74%;
  5. México: 71%;
  6. Coreia do Sul: 70%;
  7. Reino Unido: 66%;
  8. Japão: 66%;
  9. Estados Unidos: 65%;
  10. Rússia: 58%.
Brasileiros dão preferência ao pagamento com cartão físico (Imagem: Reprodução)

Brasileiros dão preferência ao pagamento com cartão físico (Imagem: Reprodução)

20% dos brasileiros optam pelo smartphone nos pagamentos

Apesar da vasta quantidade de carteiras digitais no Brasil, o celular não é o principal meio de pagamento por aqui. O site Mobile Time e a Opinion Box mostram, no estudo Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil, que 63% dos brasileiros preferem pagar pelo cartão físico. Os resultados consideram dados de agosto de 2023.

Mas isso não significa que o Brasil deixa o celular de lado na hora de concluir transações financeiras. O levantamento também aponta que duas em cada dez pessoas preferem pagar pelo smartphone (aproximação, Pix e QR Code). Além disso, 82% dos brasileiros fizeram pelo menos um pagamento por código, especialmente com a popularização do Pix.

Trata-se do maior resultado desde março de 2020, quando apenas 35% dos brasileiros afirmaram que já fizeram pagamento com QR Code. Depois, o indicador subiu para 53% no mesmo mês do ano seguinte. Em março de 2023, oito em cada dez pessoas optaram pelo código para transações comerciais.

Uso de carteiras digitais cresce no Brasil (Imagem: Divulgação/Apple)

Uso de carteiras digitais cresce no Brasil (Imagem: Divulgação/Apple)

Carteiras digitais começam a substituir carteira física

Os brasileiros também estão deixando a carteira física em casa. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas que nunca pagam por smartphone caiu de 42% para 36%. O percentual que não sai mais com a carteira por pagar sempre pelo celular, no entanto, permaneceu estável em 10%.

Confira a lista dos bancos digitais e carteiras digitais mais populares do Brasil, segundo a pesquisa do Mobile Time e da Opinion Box:

  1. Nubank: 51%;
  2. PicPay: 39%;
  3. Mercado Pago: 32%;
  4. PayPal: 26%;
  5. C6: 22%;
  6. Inter: 21%;
  7. PagBank/PagSeguro: 20%;
  8. AME: 18%;
  9. 99Pay: 18%;
  10. RecargaPay: 17%;
  11. Iti: 11%;
  12. Brasileiros sem conta digital ou carteira digital: 5%.
Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas