Como substituir de vez a carteira pelo celular

Listamos aqui os documentos indispensáveis que já possuem versão digital - e um passo a passo para criá-los
Disque 100 no Carnaval: governo reabre canal de denúncias contra minorias
Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Reprodução

Sair com a carteira no bolso já não é mais necessário. Isso porque quase todos os documentos que você precisa contam com uma versão digital. Nem os cartões, na verdade, são indispensáveis: só com o celular, afinal, é possível pagar com pix e fazer pagamentos por aproximação — o suficiente para aposentar cartões de banco.

Para te ensinar a substituir de vez sua carteira pelo celular, reunimos nesta matéria os documentos que já possuem versão digital — e como obtê-los. Aprenda abaixo.

1. CNH

A Carteira Nacional de Habilitação ganhou uma versão digital em 2018. E o melhor: ela vem junto com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). A CDT (Carteira Digital de Trânsito) é válida em todo o território nacional, mas só é possível cadastrar uma por celular. A plataforma reúne os documentos do motorista e mostra suas infrações. Você pode fazer a sua neste link ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

2. CTPS

Desde 2019, o trabalhador precisa apenas informar o CPF na contratação. Porém, a CPTS digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social) ainda serve para substituir a impressa, apesar de esta ainda ter que ser guardada. A plataforma inclui registros trabalhistas, contratos de trabalho e número do PIS/PASEP. Através do documento também é possível solicitar a segunda via da carteira física. Faça a sua aqui ou no app Carteira de Trabalho Digital.

3. RG

Se antes o Registro Geral (RG) tinha versões digitais somente em São Paulo e no Distrito Federal, em 2023, ele começou a se estender pelo Brasil. Para fazer o seu, é preciso baixar o aplicativo do documento no seu estado. Em São Paulo, ele se chama RG Digital SP.

4. CPF

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) não é impresso pela Receita Federal há mais de uma década, mas ele ainda está disponível para todos aqui ou no app Pessoa Física. Nele, você pode solicitar a primeira via e a segunda via do documento. Também é possível regularizar sua situação cadastral e consultar a restituição do seu Imposto de Renda.

5. e-Título

Todo mundo já conhece o e-Título, né? A aplicativo do Título de Eleitor digital pode substituir o físico nas eleições. Ele também serve para consultar zona eleitoral e seção, bem como justificar ausência caso você não possa comparecer no dia da votação. Com ele, você também consegue checar a existência de crimes eleitorais e emitir boletos de multas.

6. ConecteSUS

O Cartão Nacional de Saúde, ou Carteirinha do SUS, fica disponível no ConecteSUS. Entre uma das funções mais úteis da plataforma, é possível emitir seu comprovante de vacinação contra a Covid-19. Outros recursos incluem o acesso a resultados de exames e consultas agendadas.

Vale lembrar que o Gov.br ainda disponibiliza outros documentos em sua carteira digital, como Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista e Carteira de Habilitação Técnica da ANAC.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas