Brasil será 1º país a ter funções do Google contra roubo de celular
Durante o Google for Brasil 2024, realizado na manhã desta terça-feira (11), a gigante da tecnologia anunciou que o Brasil será o primeiro país a receber os testes de sua novas ferramentas contra roubo de celular. O principal objetivo é deixar smartphones Android menos vulneráveis à ação de criminosos e outros crimes de fraude.
A incidência de crimes envolvendo roubo e furto envolvendo aparelhos móveis estão atingindo níveis cada vez mais preocupantes. Além de serem uma tecnologia que facilita a comunicação e conexão entre pessoas, os celulares concentram uma gama variada de informações sensíveis, que vão de dados de identificação pessoal a dados de instituições financeiras.
No início do ano, o Governo Federal lançou o Celular Seguro, uma plataforma desenvolvida para ajudar os cidadãos do país a protegerem seus dados após serem vítimas de roubo. Agora, foi a vez do Google apresentar suas estratégias para oferecer maior segurança aos usuários do Android.
A Big Tech revelou no Google For Brasil 2024 que, a partir do mês de julho, os usuários de smartphones Android do Brasil vão receber os novos mecanismos de segurança. Essas novas funções foram anunciadas durante o Google I/O, em maio deste ano, mas ainda estão em fase de testes.
Na prática, o Google utilizará inteligência artificial para detectar mudanças de direção bruscas no dispositivo. Esses movimentos podem configurar a retirada abrupta das mãos do proprietário. A ideia é que o sistema bloqueie automaticamente a tela, dificultando o acesso a informações privadas e sensíveis dos usuários.
Protegendo-se contra roubo de celular
Recentemente, destrinchamos aqui no Giz Brasil, um dos recursos mais úteis do aplicativo “Encontre Meu Dispositivo”, que possibilita o bloqueio do celular. No entanto, para utilizá-lo, o usuário precisa adicionar suas credenciais de acesso, o que pode levar algum tempo.
Para agilizar o processo, o Google está possibilitando que os usuários possam realizar o bloqueio do aparelho de forma bastante prática. O usuário pode fazer isso apenas inserindo o número de telefone. Para utilizar, basta acessar o portal (android.com/lock) de qualquer dispositivo, inserir o número telefônico e realizar um breve desafio de segurança.
A empresa ainda está oferecendo possibilidade de bloquear remotamente dispositivos Android, mas de forma um pouco mais prática. Lembrando que a empresa já oferece a possibilidade através do “Encontre Meu Dispositivo”, mas o objetivo agora é simplificar este tipo de tarefa.
Os interessados em testar as novas ferramentas do Google já podem preencher o formulário nesta página. A empresa vai notificar via e-mail quando os novos recursos de segurança estiverem disponíveis para seu dispositivo Android.
VEJA MAIS: