Tecnologia

Google Fotos: edição com IA é liberada para todos (mas com restrições)

Quem quiser uma experiência sem restrições, ainda precisará assinar o Google One para usufruir de todos os recursos do Google Fotos com IA
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash/Reprodução

No ano passado, o Google Fotos apresentou o “Magic Editor” que, como o nome sugere, se trata de uma ferramenta de edição de imagens, mas alimentada com IA (Inteligência Artificial). Inicialmente, o recurso foi disponibilizado apenas e exclusivamente nos celulares da linha Pixel 8, além de assinantes do Google One.

whatsapp invite banner

Agora, a funcionalidade está chegando para todos os dispositivos com o sistema Android (e de graça). Um dos  recursos mais badalados apresentados pela empresa é o “Magic Eraser” (ou “Borracha Mágica”), que pode remover elementos indesejados em qualquer imagem.

O pacote de recursos de IA ainda oferece ferramentas que transformam imagens comuns em retratos com fundo desfocado e ainda realizam correção de cor e iluminação. No entanto, para receber as ferramentas, os aparelhos precisam atender alguns requisitos de software e hardware.

Onde e quando a novidade chega?

De acordo com a big tech, estão elegíveis para receber a atualização aparelhos com sistema Android 8.0 ou superior, 4 GB de RAM e chipset de 64 bits. 

É importante destacar também que é possível utilizar os recursos no app Google Fotos nos dispositivos fabricados pela Apple. Para isso, a empresa exige que o iOS seja a versão 15 ou superior e o iPhone tenha, no mínimo, 3 GB de memória RAM.

Infelizmente, para usar as ferramentas de forma ilimitada, ainda será necessário assinar o Google One. A versão gratuita limita a utilização das funções alimentadas por inteligência artificial em dez edições de foto a cada mês, o que pode ser insuficiente para boa parte dos usuários.

A empresa, assim como outras big techs, está trabalhando para disponibilizar mais recursos de IA para seus usuários. Porém, ainda deve manter algumas funções exclusivos para os assinantes do plano premium.

Alguns modelos mais antigos do Google Pixel, que não tinham suporte aos recursos, também começaram a recebê-los nas últimas semanas. Por enquanto, a empresa libera os recursos do Google Fotos com IA de forma gradativa. A novidade deve chegar para todos até o início do mês de junho.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas