Brasil x Suíça no estádio “desmontável”: veja os contêineres da Arena 974
Na tarde desta segunda-feira (28), o time do Brasil vai novamente a campo para enfrentar a Suíça, pela 1ª fase da Copa do Mundo no Catar. O local do confronto será a Arena 974, um impressionante estádio “desmontável”. Veja detalhes:
O local tem capacidade para 40 mil torcedores e foi construído principalmente a partir de contêineres marítimos e aço reciclado. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de ser totalmente desmontado após a Copa – o primeiro do tipo na história.
A ideia é reduzir as emissões de gases de efeito estufa na construção de um estádio permanente, e permitir que os materiais usados na Arena 974 possam ser reutilizados futuramente em dois ou três locais esportivos e de lazer – garantindo um legado positivo para a Copa. Já o local do estádio dará espaço para um novo empreendimento à beira-mar.
O nome é uma referência aos 974 contêineres utilizados na sua estrutura – uma homenagem à tradição marítima do país. Além disso, 974 também é código internacional do Catar para chamadas telefônicas de longa distância.
A Arena 974 está localizada em Doha, próxima ao Aeroporto Internacional de Hamad, e de frente para a praia de West Bay. O local sediou a sua primeira partida em 30 de novembro de 2021, durante a Copa Árabe, e receberá sete jogos ao longo desta Copa.
A montagem do estádio atendeu uma nova certificação de construção verde obrigatória da Fifa – introduzida em 2012 – para que fossem construídos novos estádios oficiais considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos. A mesma certificação também se aplicou a todos os oito estádios da Copa deste ano.
Por ser uma estrutura temporária, ela abre novas possibilidades para futuros países-anfitriões, montando os estádios em locais de fácil acesso de torcedores ou da oferta de matéria-prima. Além disso, como o material pode ser posteriormente reaproveitado em outras localidades fora do país, isso permite que os custos sejam compartilhados entre vários países.
Além da construção sustentável, o estádio adota um sistema mais simples de refrigeração, ao aproveitar a ventilação natural proveniente da Orla — o que também ajuda a reduzir as emissões de carbono.
A partida entre o Brasil e a Suíça ocorre às 13h (horário de Brasília). O jogo pode ser acompanhado na TV aberta por meio do sinal da TV Globo, pelo streaming Globoplay ou por meio do CazeTV, no YouTube.