Brasil x Suíça no estádio “desmontável”: veja os contêineres da Arena 974

Estrutura que receberá a seleção do Brasil é formada por 974 contêineres e foi pensada para ser o mais sustentável possível. Veja fotos e outros detalhes
Brasil x Suíça no estádio "desmontável": veja os contêineres da Arena 974
Imagem: Victor Pozella

Na tarde desta segunda-feira (28), o time do Brasil vai novamente a campo para enfrentar a  Suíça, pela 1ª fase da Copa do Mundo no Catar. O local do confronto será a Arena 974, um impressionante estádio “desmontável”. Veja detalhes:

whatsapp invite banner

O local tem capacidade para 40 mil torcedores e foi construído principalmente a partir de contêineres marítimos e aço reciclado. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de ser totalmente desmontado após a Copa – o primeiro do tipo na história.

A ideia é reduzir as emissões de gases de efeito estufa na construção de um estádio permanente, e permitir que os materiais usados na Arena 974 possam ser reutilizados futuramente em dois ou três locais esportivos e de lazer – garantindo um legado positivo para a Copa. Já o local do estádio dará espaço para um novo empreendimento à beira-mar.

O nome é uma referência aos 974 contêineres utilizados na sua estrutura – uma homenagem à tradição marítima do país. Além disso, 974 também é código internacional do Catar para chamadas telefônicas de longa distância.

A Arena 974 está localizada em Doha, próxima ao Aeroporto Internacional de Hamad, e de frente para a praia de West Bay. O local sediou a sua primeira partida em 30 de novembro de 2021, durante a Copa Árabe, e receberá sete jogos ao longo desta Copa.

Vista do interior da Arena 974.

Vista do interior da Arena 974. Imagem: Fifa/Reprodução

A montagem do estádio atendeu uma nova certificação de construção verde obrigatória da Fifa – introduzida em 2012 – para que fossem construídos novos estádios oficiais considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos. A mesma certificação também se aplicou a todos os oito estádios da Copa deste ano.

Por ser uma estrutura temporária, ela abre novas possibilidades para futuros países-anfitriões, montando os estádios em locais de fácil acesso de torcedores ou da oferta de matéria-prima. Além disso, como o material pode ser posteriormente reaproveitado em outras localidades fora do país, isso permite que os custos sejam compartilhados entre vários países.

Além da construção sustentável, o estádio adota um sistema mais simples de refrigeração, ao aproveitar a ventilação natural proveniente da Orla — o que também ajuda a reduzir as emissões de carbono.

A partida entre o Brasil e a Suíça ocorre às 13h (horário de Brasília). O jogo pode ser acompanhado na TV aberta por meio do sinal da TV Globo, pelo streaming Globoplay ou por meio do CazeTV, no YouTube.

Vista lateral da Arena 974, que será palco do Brasil x Suíça.

Vista lateral da Arena 974, que será palco do Brasil x Suíça. Imagem: Victor Pozella

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas