Brasileira ganha prêmio internacional com foto de “nuvem de peixes”

Júri elogiou composição, iluminação e criatividade da imagem, que captura os peixes em harmonia com o cenário histórico
Imagem: Fabi Fregonesi/Reprodução

Uma fotógrafa brasileira conquistou o terceiro lugar na categoria Wrecks (“Naufrágio”) do prestigiado concurso UPY (Underwater Photographer of the Year), que premia as melhores imagens subaquáticas do mundo. Fabi Fregonesi, de 36 anos, registrou uma impressionante cena de uma “nuvem de peixes” envolvendo os destroços de um navio afundado na costa de Recife, em Pernambuco.

O júri do UPY selecionou a foto intitulada “Fish Cloud” entre mais de 6,5 mil imagens enviadas por fotógrafos de 70 países. Além disso, a foto teve elogios sobre sua composição, iluminação e criatividade. A imagem captura a vida marinha em harmonia com o cenário histórico.

O navio retratado é o Vapor de Baixo, que naufragou em 1918 após uma colisão com outro navio.

Quem é a brasileira premiada pela foto dos peixes

Fabi Fregonesi é bióloga e fotógrafa profissional, especializada em fotografia subaquática. Ela começou a fotografar embaixo d’água em 2012, quando fez um curso de mergulho.

Posteriormente, ela se apaixonou pela arte e pela natureza, e passou a viajar pelo mundo em busca de novos desafios e experiências.

“Honrada em ser premiada em um dos maiores e mais importantes concursos internacionais de foto subaquática, o UPY. Foi minha primeira inscrição em um concurso desse porte e nunca imaginei esse resultado logo de cara”, disse.

“Poder colocar o nome do Brasil no pódio, em terceiro lugar na categoria Wrecks, é um orgulho que não cabe no peito. E uma foto tirada no Brasil, pra mostrar pro mundo que temos mergulhos incríveis”, disse Fregonesi em uma publicação nas suas redes sociais.

Além do terceiro lugar com a foto dos peixes, Fabi Fregonesi teve mais duas fotos finalistas e outras duas que chegaram nas quartas de final do UPY.

O UPY é um dos mais renomados concursos de fotografia subaquática do mundo, que existe desde 1965. Aliás, a edição de 2024 teve como vencedor o fotógrafo sueco Alex Dawson, por sua imagem “Ossos de baleia”.

A foto mostra um mergulhador explorando o esqueleto de uma baleia-de-minke sob o manto de gelo da Groenlândia. Confira, abaixo:

Imagem: Alex Dawson/Reprodução

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas