Vídeo mostra navio americano afundado quase 130 anos após colisão

O navio Ironton afundou em 1894, na fronteira entre Estados Unidos e Canadá, após uma colisão. Conheça história
Vídeo mostra imagens de navio afundado mais de 125 anos após colisão
Imagem: NOAA Sanctuaries/YouTube/Reprodução

Pesquisadores do Santuário Marinho Nacional de Thunder Bay, nos EUA, encontraram no Lago Huron — que fica entre Michigan (EUA) e Ontário (Canadá) –, um navio que afundou em 1894. A embarcação, conhecida como Ironton, estava a 58 metros de profundidade, e chamou a atenção devido a seu estado de conservação.

whatsapp invite banner

A equipe usou sistemas de aeronaves não tripuladas e veículos subaquáticos autônomos para fazer medições de sonar e identificar esse e outros cerca de 100 naufrágios da região coberta pelo santuário. 

Ironton estava com três de seus mastros em pé, além do conjunto de cabos ainda preso. O navio não foi o primeiro a ser achado. Na verdade, os cientistas chegaram até ele após identificar os destroços do Ohio, outra embarcação que afundou na mesma data. 

O Ohio foi encontrado em 2017, no início das explorações. Após seu encontro, a equipe coletou dados sobre o clima e condições do vento do dia do acidente, restringindo a área de busca de Ironton. 

Para confirmar o naufrágio, os cientistas enviaram as profundezas um ROV (veículo operado remotamente) equipado com câmeras, que coletou imagens do navio. Agora, as autoridades marcarão a área com boias para que mergulhadores visitem o local em breve com segurança.

O naufrágio do navio

O naufrágio aconteceu no dia 26 de setembro de 1894. Ironton era um dos navios usados para transportar trigo, carvão, milho, madeira e minério de ferro pela região dos Grandes Lagos.

Na data do acidente, ele estava sendo rebocado sem carga ao lado da embarcação Moonlight através do Lago Huron pelo navio a vapor Charles J. Kershaw. No entanto, o motor do navio falhou.

As condições climáticas do dia não ajudaram e os ventos fortes quase empurraram os cargueiros para perto do navio. Para evitar a colisão, a tripulação do Moonlight cortou a linha de reboque de Ironton, deixando-o à deriva.

O Ohio também estava na cena. Na data, ele transportava cerca de mil toneladas de grãos. Porém, era noite e a tripulação de Ironton não viu que estava em rota de colisão.

Os 16 marinheiros do Ohio conseguiram fugir em botes salva-vidas, mas a equipe do Ironton não teve a mesma sorte. Cinco tripulantes morreram no episódio.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas