Super Mario World, um dos games mais icônicos da Nintendo, recebeu um mod em emulador em que o jogador pode desfrutar do clássico em tela cheia.

O responsável pela modificação foi o Vitor Vilela, engenheiro de computação e software, que cria hack ROMs de jogos SNES em alta resolução.

Segundo a descrição na página do projeto no GitHub: “Isso é possível expandindo a resolução horizontal em 96 pixels, aumentando a resolução de 256×224 para 352×224”. Ou seja, antes para jogar Super Mario World só era possível com a resolução original: quadrada e com as barras pretas laterais.

Além de 16:9, o patch também oferece suporte a 16:10 e está planejado para o futuro o suporte ultrawide 21:9 .

Para instalar o mod é preciso encontrar uma ROM do Super Mario World, conforme as instruções do projeto. É preciso ficar esperto, pois a Nintendo tem perseguido sites que distribuem ROMs de seus jogos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Embora este hack seja apenas do Super Mario World, a esperança é desenvolver um padrão que no futuro possa ser aplicado em outros jogos SNES.

Ocesse é outro desenvolvedor que está trabalhando em um patch semelhante para Super Metroid. Em entrevista ao site RetroRGB, Vilela disse que assim que os dois patches estiverem completos “provavelmente teremos um padrão sólido que futuros modders de ROM serão capazes de aplicar a qualquer jogo SNES . Esse é o nosso objetivo.”

[The Verge]