Brasileiros Fido Nesti e Mike Deodato são indicados ao Oscar dos quadrinhos

Vencedores do Eisner Awards 2022 serão anunciados durante a Comic-Con de San Diego, que acontece entre os dias 21 e 24 de julho. Conheça os brasileiros que estão na disputa
Eisner Awards
Quadrinho do brasileiro Fido Nesti (Foto: Divulgação)

O Eisner Awards, considerado o Oscar dos quadrinhos, divulgou na última quarta-feira (18) a tão aguardada lista de indicados para a edição de 2022. E entre os nomes que concorrem ao prêmio estão os brasileiros Fido Nesti e Mike Deodato Jr. 

whatsapp invite banner

Nesti concorre por sua adaptação da distopia “1984”, de George Orwell. O livro foi lançado há dois anos no Brasil pela Companhia das Letras e foi traduzido para o inglês no ano passado pela americana Mariner Books.

1984 (Edição em quadrinhos)
1984 (Edição em quadrinhos)
R$ 61

Nesti é um dos finalistas na categoria “melhor adaptação de outro meio”. Ele tem uma carreira de mais de 30 anos como artista gráfico, tendo ilustrado também a versão em quadrinhos de “Os Lusíadas”, e colaborado com frequência com a Folha de S. Paulo

Já o paraibano Deodato concorre nas categorias “melhor nova série” e “melhor série de humor” pela HQ “Nem Todo Robô”, ilustrada por ele e escrita por Mark Russell, com núcleos de Lee Loughridge. 

A história de “Nem Todo Robô” se passa em 2056. Os robôs substituíram os seres humanos como mão de obra. A coexistência entre robôs super-inteligentes e os dez bilhões de humanos da Terra é tensa. A cada família humana é designado um robô, do qual elas se tornam dependentes.

Deodato trabalhou por mais de 20 anos na Marvel Comics, e em 2019 deixou a editora para se dedicar a criar as suas próprias obras e personagens. 

Nem Todo Robô
Nem Todo Robô – Graphic Novel
R$ 80

O Brasil tem tido destaque no Eisner nos últimos anos. O paulista Marcelo D’Salete, por exemplo, venceu em 2018 pela edição americana de “Cumbe”, história sobre negros escravizados com base em pesquisa sobre o quilombo dos Palmares.

Neste ano, os vencedores do Eisner Awards 2022 vão ser anunciados no dia 22 julho durante a Comic-Con de San Diego, convenção de entretenimento que acontece todos os anos nos EUA.

A DC Comics lidera com 22 nomeações no total (sendo sete compartilhadas), seguida pela Image Comics, com 18 nomeações. Por fim, a Marvel Comics aparece em terceiro lugar, concorrendo em apenas 12 categorias. Você pode conferir a lista completa de indicados aqui. 

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas