Brendan Fraser retornou à Hollywood como protagonista de “A Baleia” (“The Whale” no original) — e, agora, está colhendo os louros do sucesso. O astro está sendo destaque em vários prêmios, e é um dos mais cotados, inclusive, para levar o Oscar de Melhor Ator. O que muita gente não sabe é que o Brasil ajudou o ator a conseguir o papel no filme.
Em entrevista recente, Fraser revelou que o diretor Darren Aronofsky assistiu ao trailer de “12 Horas Até o Amanhecer” antes de escolher o astro como protagonista de “A Baleia”. “Eu trabalhei em São Paulo há uns anos, quando fiz o filme ’12 Horas Até o Amanhecer’, e filmei ao lado de Scott Glenn, além dos atores brasileiros Alice Braga e Matheus Nachtergaele, de ‘Cidade de Deus'”, contou Brendan ao Splash, do UOL.
Escrito e dirigido por Eric Eason (Manito), “12 Horas Até o Amanhecer” (2006) conta a história de Pai e filho americanos, que vivem no Brasil e são donos de uma bordel em São Paulo. Eles têm a chance de mudar de vida ao encontrar uma pasta que vale milhões. Porém, Wemba (Mos Def), um lavador de pratos nigeriano, se coloca no caminho da transação, e ameaça atravessar a mercadoria.
“Esse foi o filme que Darren [Aronofsky] assistiu ao trailer quando estava procurando por atores para protagonizar ‘A Baleia’. Ele assistiu ao filme que se passa no Brasil, que eu gravei no Brasil, e se perguntou ‘O que será que Brendan tem feito?’, e me ligou”, explicou. Obrigado, São Paulo, por me ajudar a ser contratado pelo Daren Aronofsky [o diretor]”.
“The Whale”, que conta com Sadie Sink (“Stranger Things”) no elenco e marca o retorno do ator Brendan Fraser às telonas, chegou aos cinemas nacionais em 23 de fevereiro. Aronofsky é o responsável por trazer de volta aos holofotes Brendan Fraser no longa “A Baleia”. A última aparição do ator nos cinemas foi em “Mãe!”, de 2017.
Em “A Baleia”, Fraser dá vida a Charlie, um professor de inglês obeso que dá cursos online e que adquiriu o hábito de comer compulsivamente após uma desilusão amorosa — algo que já começa a cobrar seu preço na saúde. O protagonista pesa mais de 200 Kg, não consegue sair do sofá, e está repleto de problemas emocionais.
Durante suas aulas online, sempre surge com a câmera desligada por vergonha de sua aparência. Charlie vive a dor da perda do amor de sua vida, seu ex-aluno Alan, com quem viveu um relacionamento após deixar a esposa Mary (Samantha Morton) e a filha Ellie (Sadie Sink), que tinha, à época, um ano de idade. Agora, ele tenta se reconectar com sua filha adolescente.
Para estrelar o longa, o ator precisou passar por uma transformação física, o que envolveu 130 kg de próteses.
“A Baleia” é baseado na obra de mesmo nome de Samuel D. Hunter, que também escreve o roteiro. Além de Fraser e Sadie Sink, o elenco conta com Hong Chau (“Watchmen”), Samantha Morton (“The Walking Dead”) e Ty Simpkins (“Jurassic World”) no elenco.
O longa “A Baleia” é uma produção do A24, estúdio responsável por sucessos como “Hereditário” (2018) e “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022). Veja o trailer: