Britânico é o 1º a correr toda a extensão da África, com 16 mil km
O britânico Russ Cook, de 27 anos, de Worthing, West Sussex, se tornou a primeira pessoa a correr por toda a África, desde a ponta sul até o norte do continente. Ele completou o desafio na tarde deste domingo (7), em Ras Angela, na Tunísia, arrecadando mais de 600 mil libras para a caridade.
Cook, que começou sua missão em 22 de abril de 2023, completou o percurso em pouco menos de um ano, exatos 352 dias. Ele saiu do Cabo das Agulhas, na África do Sul, e percorreu 16 países do continente africano, ultrapassando 16 mil quilômetros. A distância equivale a cerca de 376 maratonas, segundo o site do The Guardian.
Atleta enfrentou desafios ao correr pela África
No trajeto, “Geezer”, como também é conhecido, enfrentou diversos desafios, incluindo um assalto à mão armada na Angola. Além disso, foi detido por homens com facões na República do Congo, teve ainda problemas de saúde e complicações com vistos.
No dia 200, ele reduziu a quilometragem diária por conselho de médicos na Nigéria. Contudo, disse que não teve “nenhum dano ósseo” e voltou à estrada com analgésicos. Já na Argélia, fez um vídeo de apelo no X que alcançou 11 milhões de pessoas. A publicação resultou em um visto de cortesia da embaixada do país no Reino Unido.
O corredor documentou sua jornada nas redes sociais e terminou a trajetória com um mergulho no mar, onde apoiadores o receberam para comemorar. “Estou um pouco cansado”, disse ao Sky News.
O dinheiro arrecadado pelo atleta vai para a Running Charity, que oferece programas de corrida e de saúde mental a jovens desabrigados. Além disso, irá beneficiar também a Sandblast, que promove a conscientização sobre povo saharaui.
Cook, que já correu anteriormente de Istambul, na Turquia, a Londres, na Inglaterra e fez uma maratona puxando um carro, já tem um próximo desafio em vista. Ele correrá a Maratona de Londres com jovens da Running Charity.