Enviar imagens para os outros é uma das funções mais básicas de um smartphone, porém, quando o app de mensagens do seu celular começa a enviar fotos aleatoriamente sem você saber, isso é um problema.

E, infelizmente, de acordo com uma série de reclamações no Reddit e nos fóruns oficiais da Samsung, parece que é exatamente isso que aconteceu com um bocado de usuários de telefones Samsung, incluindo donos de modelos recentes, como o Galaxy Note 8 e o Galaxy S9.

• Apple e Samsung encerram batalha judicial por patentes que já durava sete anos
• O Galaxy Note 9, da Samsung, vai ser apresentado em 9 de agosto

De acordo com relatos de usuários, o problema vem do Samsung Messages, app padrão de mensagens em dispositivos Galaxy, que (por motivos que não foram determinados) está mandando erroneamente imagens armazenadas nos dispositivos para contatos aleatórios por meio de SMS. Um usuário do Reddit alega até que, em vez de enviar uma só imagem, o Samsung Messages enviou toda sua galeria de fotos para um contato no meio da noite.

Para a sorte dessa pessoa (ou não), essas imagens foram enviadas para o seu parceiro. Mas, para outras pessoas, que podem ter tido suas imagens enviadas para destinatários mais complicados, como um chefe ou um sócio de empresa, o bug pode ter dado a outros indivíduos informações privadas por meio dessas fotos.

A parte mais assustadora deste bug é que, quando o Samsung Messages dá problema e envia imagens para outras pessoas, ele supostamente não deixa nenhum indício de que fez isso, o que significa que os usuários podem não saber que suas fotos foram soltas por aí até que seja tarde demais.

Atualmente, a teoria predominante sobre o que pode estar causando o problema é uma interação esquisita entre o Samsung Messages e atualizações de perfil RCS que saíram em operadoras, como a americana T-Mobile. O objetivo dos RCS (Rich Communication Services, ou “Serviços de Comunicação Ricos”, em tradução livre) é melhorar o protocolo SMS antiquado com novos recursos como melhor compartilhamento de mídia, indicadores de digitação e de leitura. O problema agora é que parece que algo a ver com a maneira como o RCS é administrado no Samsung Messages está bagunçando isso tudo.

Em comunicado enviado ao Gizmodo, a Samsung disse: “Estamos cientes dos relatos sobre este assunto, e nossas equipes técnicas estão analisando essa questão. Consumidores preocupados são encorajados a nos contatar diretamente no 1-800-SAMSUNG (nos EUA)”. Também entramos em contato com a T-Mobile, que transferiu a responsabilidade para a Samsung, dizendo: “Não é um problema da T-Mobile”.

Enquanto isso, para donos de celulares Samsung preocupados que seus aparelhos possam estar enviando fotos sensíveis a contatos aleatórios, existem atualmente dois jeitos principais de consertar isso. O primeiro é ir até as configurações de apps do seu telefone e revogar a capacidade do Samsung Messages de acessar o armazenamento. Até que uma solução verdadeira seja lançada, isso vai evitar que o app envie fotos ou qualquer outra coisa armazenada no seu dispositivo, mesmo que você queira enviar.

A outra opção é mudar para um app de mensagens diferente, como o Android Messages ou o Textra, que não parecem afetados pelo que está assolando o app de mensagens da Samsung. Com sorte, esse problema será resolvido rapidamente, porque, até lá, não existe garantia de privacidade para pessoas que estejam usando o app de mensagens padrão da Samsung.

Imagem do topo: Sam Rutherford (Gizmodo)