Uma falha de software do FaceTime, da Apple, permite que usuários deem uma olhada na câmera e ouçam o áudio dos outros enquanto a chamada ainda está tocando, de acordo com o site 9to5Mac. O bug é noticiado justamente numa época em que a Apple e seus executivos estão em uma campanha de destacar vantagens da empresa, ressaltando o quanto investem e se importam com a privacidade dos usuários.

O bug acontece ao ligar para algum usuário, arrastar para cima e inserir o número originário da chamada usando “Adicionar pessoa” antes de responder à chamada. Aparentemente, o FaceTime entende que está rolando uma conferência, transmitindo áudio da pessoa que está recebendo a ligação, independente de ter aceitado ou rejeitado.

O Gizmodo conseguiu replicar o bug em questão de segundos ao seguir os passos descritos acima.

O problema é que não rola só a transmissão de áudio: embora apareça na tela que está acontecendo uma “chamada de conferência”, se o recebedor da chamada tocar o botão de ligar ou o botão de volume para ignorar a chamada, os dispositivos envolvidos começam enviar áudio e vídeo da câmera frontal — tudo isso sem nenhum tipo de notificação visual — embora, neste exemplo, seja ativado também o áudio do autor da chamada. A falha foi confirmada pelo Mashable e o BuzzFeed News, com este último site notando que ao ativar o modo “Não perturbe”, pelo menos, o acesso ao microfone é bloqueado.

De acordo com o 9to5Mac, o problema é ainda maior em computadores Mac:

Nós também reproduzimos o problema com um iPhone ligando para um Mac. Por padrão, o Mac fica mais tempo tocando que um smartphone, de modo que o bug dura ainda por mais tempo.

A Apple disse ao BuzzFeed News que está “ciente do problema e que vai liberar uma atualização de software ainda nesta semana para corrigi-lo”. No entanto, considerando que qualquer usuário do FaceTime com um dispositivo que suporte as chamadas FaceTime em grupo (iOS 12.1/MacOS Mojave 10.14.1 ou posterior) pode potencialmente transmitir áudio ou vídeo de qualquer pessoa sem o consentimento delas — e os passos necessários para isso estão disponíveis por toda a internet — todo mundo deveria desativar o FaceTime até a Apple consertar este bug.

Para desativar o FaceTime no iPhone, vá até Ajustes e desative o item FaceTime. No Mac, abra o app do FaceTime, então clique na barra de menu e selecione “Desligar o FaceTime”.

De acordo com a Mark Gurman, da Bloomberg, parece que a Apple está em processo de desativar temporariamente a possibilidade de se fazer chamadas em grupo no FaceTime.

[9to5Mac/The Verge/BuzzFeed News]