O Instagram liberou temporariamente uma nova forma de os usuários navegarem pelo feed da rede: na horizontal, rolando lateralmente, em vez de na vertical.

Assim, em vez de ficar rolando para baixo, a navegação ficou mais parecida com a do Tinder, por exemplo, de modo que as pessoas deveriam deslizar para o lado. É também um pouco como já acontece nos Stories. A navegação na vertical, nessa nova interface, servia para ver comentários. Mensagens diretas, perfis, busca e notificações continuavam nos mesmos lugares de sempre.

• O Instagram agora permite que você envie mensagens de voz


Gif por Andrew Liszewski, Emily Lipstein/Gizmodo

Se você não recebeu este tipo de atualização, não se preocupe. Segundo o próprio Instagram, eles liberaram este tipo de navegação para um número limitado de pessoas. No entanto, por um problema, vários usuários que abriram o Instagram na tarde desta quinta-feira (27) se depararam com esta nova interface. Pelo menos foi essa a explicação dada por Adam Mosseri, o chefe do Instagram, em um tuíte.

Caso você tenha recebido esta atualização que permite navegação lateral, você pode voltar ao feed convencional ao fechar e reiniciar o app do Instagram em seu celular.

No pouco tempo em que a interface funcionava por meio de deslizadas, o Gizmodo US não curtiu muito. A princípio, parecia que o update tinha sido pensado para priorizar Stories, mas, ao deslizar pelo feed a interface, esconde a barra de Stories automaticamente. E, estranhamente, na experiência do Gizmodo US, a mudança tirou a prioridade de publicações de amigos, enquanto posts patrocinados, de celebridades e influenciadores tinham mais destaque.

Bem, Adam Mosseri, chefe do Instagram, já se desculpou pelo imprevisto, mas, de antemão, esperamos que o Instagram não faça isso novamente. Seria, inclusive, uma medida contrária do que vem acontecendo no Facebook, em que posts de amigos e familiares passaram a ser priorizados.