Usuários do Instagram estão enfrentando dificuldades nesta quinta-feira (26) para utilizar recursos do aplicativo, principalmente os filtros e efeitos em vídeos dos stories e do Reels. O problema parece afetar usuários de todo o país.

De acordo com o site Downdetector – que reúne relatos sobre falhas em sites e serviços – os problemas no aplicativo começaram na noite desta quarta-feira (25). Além do bug com os filtros, usuários também estão reportando dificuldades para acessar a conta; problemas para ler mensagens e seguir pessoas; além de travamentos ou fechamentos inesperados do aplicativo.

Até o momento do fechamento desta matéria, a Meta – proprietária do Instagram — não emitiu um esclarecimento sobre as falhas relatadas na plataforma. Enquanto isso, a instabilidade no aplicativo já figura entre os assuntos mais comentados no Twitter, conforme os tuítes abaixo:

Falha vem após atualização de interface do Instagram

A instabilidade desta quinta-feira ocorre três dias depois que o Instagram começou a disponibilizar no Brasil uma nova atualização que modifica a interface do app para apresentar o conteúdo em tela expandida, conforme noticiado aqui no Gizmodo.

A julgar pelos comentários recentes deixados nas lojas de aplicativos, os usuários não gostaram da novidade. Entre as principais reclamações estão a navegação confusa; interface poluída; dificuldades para salvar, curtir ou comentar; além do som iniciar de forma automática.