A Meta está testando um novo recurso no app do Instagram que permitirá visualizar fotos e vídeos verticais no formato tela cheia. A novidade, claro, é uma maneira de atrair os usuários mais jovens ao oferecer uma experiência similar à do TikTok.

Na imagem divulgada pelo Instagram, o feed em tela cheia ainda mantém os botões inferiores de home, busca e Reels, mas o vídeo se torna mais imersivo, ficando mais centralizado na tela. Além disso, os botões de curtir, comentar e compartilhar saem da lateral esquerda e vão para a parte inferior da tela.

Apesar do modo tela cheia, a bandeja de Stories ainda estará disponível no topo da tela, mas será escondida ao rolar para baixo. A ideia é manter o destaque nessa bandeja, uma vez que esses vídeos são lucrativos para o Instagram, que quer vender anúncios em Stories.

Notificações, mensagens e novos recursos de postagem ainda permanecerão no topo, assim como a capacidade de alternar entre contas.

A novidade foi confirmada por Adam Mosseri, chefe do Instagram, em uma postagem no Twitter (abaixo). Segundo ele, as fotos e vídeos em tela cheia começariam a aparecer em alguns feeds de usuários.

Segundo apontou o site TechCrunch, a Meta anunciou durante uma recente teleconferência que o Reels – inspirado no TikTok, diga-se – representa mais de 20% do tempo gasto pelos usuários no Instagram. O site revelou ainda que o Instagram pretende adicionar futuramente mais opções de monetização no Reels.