Há uma história fascinante por trás do local onde é agora o National Audiovisual Conservation Center (Centro de Conservação Nacional de Audiovisual, em tradução livre), dos Estados Unidos, que é o local onde a Biblioteca do Congresso guarda uma coleção de 6,3 milhões de filmes, programas de TV e coleções de sons.

Por dentro de um bunker atômico à prova de explosões do exército dos EUA
Bunkers da Segunda Guerra Mundial oferecem uma visão assustadora do passado

Antes, o local era um bunker nucelar, que guardava cerca de US$ 4 bilhões em ouro e seria a casa do presidente dos Estados Unidos, caso uma grande bomba nuclear fosse disparada durante a Guerra Fria. Agora, é um depósito de todas as coisas relacionadas a preservação e restauração, com quilômetros de prateleiras cheias de rolos de filmes, vários tipos de máquinas que podem reparar filmes, processar filme e vários tipos de tocadores de vídeo que você pode imaginar para rodar quase todos os formatos existentes.

Deve ser divertido fazer um tour pelo arquivo nacional de filmes, que inclui títulos como Casablanca e qualquer filme recente que você imaginar do Adam Sandler. Eles têm todos. Inclusive, eles contam com bobinas de filme de nitrato, que são altamente inflamáveis, pois são basicamente como pólvora — quem viu Bastardos Inglórios sabe bem do que eles são capazes. Não é de se admirar que os repositórios desses filmes são quase como uma prisão de segurança máxima.

O vídeo abaixo (em inglês) dá mais detalhes sobre as instalações do National Audiovisual Conservation Center: