Cinquenta anos se passaram desde que o Cheyenne Mountain Complex entrou em operação completa. Agora, as Forças Aéreas dos EUA nos deram uma oportunidade de observar como é por dentro desta lendária instalação militar que ficou conhecida pela série Exterminador do Futuro (e também por Stargate SG-1!).

Localizada em Colorado Springs na Cheyenne Mountain Air Force Station, a Mountain Complex se mostrou um espaço útil e único para o Departamento de Defesa do governo dos EUA desde que abriu em abril de 1966. E para a Skynet, também.

Como centro de comando e controle de defesa contra possíveis ataques soviéticos, a instalação foi considerada um alvo prioritário dos mísseis balísticos soviéticos – e é por isso que foi construída em meio às montanhas rochosas, para resistir a ataques nucleares diretos. Como um artigo da revista Airman explica:

A montanha em si tem cerca de 2.900 metros de altura, e o túnel de entrada fica a cerca de 600 metros do topo. O complexo pode ter mudado de nome ao longo das últimas cinco décadas, mas a sua missão sempre foi a de defender os EUA e seus aliados. Hoje, é conhecida como Cheyenne Mountain Air Force Station, que tem um papel importante de coleta de informações de satélites e sensores no solo ao redor do mundo, e de disseminação de dados da North American Aerospace Defense Command, U.S. Northern Command e U.S. Strategic Commando – um processo que Steven Rose, diretor da instalação, compara com o trabalho feito pelo tronco do cérebro humano.

As fotos e o vídeo abaixo mostram como um dos mais secretos complexos militares do mundo se parece em 2016. E não estranhe se parecer algo que você já viu – filmes como Dr. Fantástico, Jogos de Guerra, O Exterminador do Futuro, Independence Day e Interestelar, além de jogos como Fallout e Call of Duty e séries como Stargate SG-1 já mostraram um pouco do complexo.

Veja as imagens ampliadas aqui.