Compositor de clássicos da TV e cinema, Burt Bacharach morre aos 94 anos
O compositor e músico norte-americano Burt Bacharach morreu nesta quinta-feira (9) aos 94 anos. Um representante do artista confirmou ao jornal Washington Post que o intérprete de sucessos como “I Say a Little Prayer” e “I’ll Never Fall In Love Again” morreu em sua casa, em Los Angeles, de causas naturais.
Nascido em Kansas City, no estado de Missouri, em 1928, Bacharach cresceu em Nova York e ficou conhecido mundialmente por seus arranjos detalhistas que uniam o conhecimento em música erudita e popular.
Ao longo da carreira, marcou 73 hits no Top 40 dos EUA e 52 no Reino Unido. Seu trabalho como músico decolou em 1957, quando conheceu o letrista Hal David.
Juntos, alcançaram o primeiro lugar nas mais tocadas nas rádios britânicas com as clássicas “The Story of My Life”, “Magic Moments” e “Living Together, Growing Together”.
Suas composições traziam letras caprichosas e românticas, com arranjos que uniam a harmonização vocal com piano de jazz e melodias assobiadas.
Entre seus maiores sucessos também estão “What’s New Pussycat?”, “The Look of Love”, “Make It Easy on Yourself”, interpretada por gigantes da música norte-americana, como Aretha Franklin e Dusty Springfield. Relembre os clássicos de Bacharach:
Em 1969, Bacharach ganhou um Oscar de melhor trilha sonora original por “Raindrops Keep Falling on My Head”, tema do filme “Butch Cassidy” (1969).
Burt Bacharach ganhou outras duas estatuetas de Melhor Trilha Sonora e Música Original por “Arthur, o Milionário Sedutor”, em 1982. No Grammy, teve 21 indicações e seis prêmios ao longo da vida.
Seus prêmios mais recentes foram os de Álbum de Pop Instrumental (2006) e um prêmio especial pela carreira (2008).