O Google é conhecido por sua busca na web, e ela vem evoluindo para incluir o conteúdo que vive dentro de apps. Por isso, ela ganhou um truque bem interessante para exibir conteúdo de apps que você ainda não instalou.

É simples: o app do Google para Android exibe resultados de busca, e você toca em um link marcado com a palavra “Stream”. Se isto levar a um app que você não instalou, ele roda em uma máquina virtual na plataforma de nuvem do Google.



O Google captura seus movimentos do dedo – toques e swipes – e transfere tudo pela internet. O app na nuvem reage aos seus comandos, e você vê isso na tela do seu smartphone. (A Amazon fazia algo semelhante em sua Appstore.)

Busca e streaming de apps no Google

Este é um teste que pode mudar as buscas na internet móvel. O diretor de buscas Rajan Patel explica ao TechCrunch que alguns apps têm conteúdo exclusivo, como o app de parques nacionais americanos Chimani, e o app para o sistema de metrô de Nova York.

Ou seja, existe uma “web de apps” que o Google precisa explorar. À medida que os smartphones se popularizam ainda mais, a empresa tem que adaptar sua busca para que ela não perca relevância – e não deixe de render dinheiro.

Como explicamos por aqui, o Google vem indexando o conteúdo de apps para Android desde 2013, graças a algo chamado “links profundos” (deep links). Com isso, a empresa consegue vasculhar e indexar o conteúdo dentro dos apps, da mesma forma que ela analisa links na web.

Este ano, o Google começou a indexar o conteúdo de apps no iOS também. No total, eles já reúnem mais de 100 bilhões de links profundos. Para incluir deep links no Google, basta que o desenvolvedor incorpore uma API em seu app – até o Facebook resolveu colaborar.

Busca do Google e apps

Desde abril, o Google exibe conteúdo de apps que não estão no seu smartphone, sugerindo que você os instale. Agora, é possível dispensar a instalação em alguns casos.

Por enquanto, o streaming na busca está restrito aos seguintes apps: Hotel Tonight, Weather, Chimani, Gormey, My Horoscope, Visual Anatomy Free, Useful Knots, Daily Horoscope e New York Subway.

Isso estará disponível inicialmente apenas para Android 5.x Lollipop, dentro de uma conexão Wi-Fi, e só nos EUA – mas pode se expandir no futuro.

[Google via TechCrunch]