O YouTube contém uma infinidade de coisas estranhas, e agora ficou um pouco mais fácil encontrá-las. Um site simples de usar – chamado Geo Search Tool – permite que você insira um local específico para ver quais vídeos foram carregados nessa área.

Tudo o que você precisa fazer é digitar um endereço, escolher o intervalo de data de upload, e selecionar o raio de busca. Você também pode refinar as palavras-chave e limitar a pesquisa a canais específicos.

Uma dica: digite sempre o nome da cidade e do estado, pois a busca pode levar você a lugares inesperados. Por exemplo, ao procurar apenas “Avenida Paulista”, o site leva você à cidade de Campinas; uma busca apenas por “Brasília” traz resultados de um local no Mato Grosso. (“Avenida Paulista, São Paulo” e “Brasília, Distrito Federal” funcionam como o esperado.)

geo search tool

O site diz que a ferramenta “transforma o texto do local em coordenadas de latitude e longitude, e em seguida faz uma busca usando APIs do YouTube”.

Infelizmente, a ferramenta só funciona para vídeos que receberam geotags, por isso ela não descobrirá muitos vídeos por aí. Ainda assim, essa é uma maneira divertida de fazer buscas no YouTube, e você pode encontrar algo bem interessante com ela.

Para testar as capacidades da ferramenta, decidimos realizar a busca em alguns locais de interesse.

São Paulo

A busca traz vários gameplays, vídeos engraçados e tutoriais, porém o mais relevante – considerando a cidade – é este aqui de Glauber Lunz, mostrando a vista no mirante do MAC (Museu de Arte Contemporânea), antigo prédio do Detran.

Um salve também para o vídeo “Ta Tranquilo,Ta Hateado! Intro para os hater v3 eu acho“.

Rio de Janeiro

Em meio a inúmeros vídeos sobre o Carnaval deste ano, uma “voadora giratória” e um exame de ouvido, surgiu este tutorial – com música techno e tudo – de como “hackear” uma rede Wi-Fi. Não tente isso em casa!

Brasília

Na sede do governo federal, encontramos inúmeros vídeos da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), outro sobre um ato em defesa da Petrobras, e um telejornal do Superior Tribunal de Justiça. No entanto, o vídeo mais interessante talvez seja este da TV Brasil explicando o que significa a equação E=mc².

Casa Branca

Este vídeo traz uma entrevista com Vermin Supreme – um artista performático/candidato a presidente dos EUA – e com a bota que ele usa na cabeça.

Área 51

Embora a Área 51 seja difícil de encontrar em um mapa, uma busca por Groom Lake – um antigo lago nas proximidades – traz este clipe como resultado.

E você, quais vídeos bizarros achou na sua cidade? Faça a busca aqui: [Geo Search Tool via Business Insider]

Colaborou: Felipe Ventura. Imagem por geralt/Pixabay.