O popular site Buzzfeed está chegando ao Brasil e todas as suas listas (relevantes ou não) vão ser traduzidas para o português.

Você deve conhecer o BuzzFeed: aquele site americano cheio de listas “32 sinais de que você está velho” e coisas do tipo, que frequentemente pipoca no seu feed de notícias do Facebook ou na linha do tempo do Twitter. Uma verdadeira febre e possivelmente o melhor exemplo de como fazer um assunto bombar nas redes sociais. Mas o BuzzFeed não é formado apenas de listas com GIFs divertidos. Desde o ano passado, Ben Smith é o editor-chefe do site. Ele é jornalista e passou por sites como o Politico.com, e desde a sua chegada o BuzzFeed passou a oferecer conteúdo jornalístico também.

No entanto, inicialmente o que teremos no BuzzFeed Brasil serão os posts de entretenimento. As listas estão sendo traduzidas através do Duolingo – site gratuito para aprender idiomas. Os alunos do Duolingo que fazem cursos de inglês na plataforma são os responsáveis pela adaptação do conteúdo, e a comunidade é responsável por revisar o texto para verificar possíveis erros, ou até mesmo sugerir traduções mais apropriadas.

A ideia é que, com o tempo, conteúdo produzido por uma equipe no Brasil passe a fazer parte do BuzzFeed. Atualmente é possível encontrar publicações em português por lá, mas são os posts feitos por membros da comunidade – ou seja, brasileiros que publicam suas listas lá por conta própria.

O BuzzFeed Brasil será o primeiro braço do site em idioma que não seja o inglês (em seguida, versões em espanhol e francês também serão lançadas). Mas por que o Brasil? Ao Terra, Smith explicou a decisão:

“O Brasil é o país da internet. Vocês compartilham mais no Facebook e no Twitter que qualquer outro país, ficam mais tempo online. Vocês têm uma cultura web muito rica”

Então seja bem-vindo, BuzzFeed Brasil. O site entrará no ar oficialmente na sexta-feira, dia 18 de outubro. [Terra]