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BYD entra pela 1ª vez na lista das 10 montadoras que mais vendem no país

BYD iniciará em breve produção de carros em complexo no Brasil. Local já foi de propriedade da norte-americana Ford

BYD entra pela 1ª vez na lista das 10 montadoras que mais vendem no Brasil

A chinesa BYD foi uma das dez montadoras de automóveis que mais venderam no Brasil em dezembro do ano passado. Aliás, ela superou montadoras como Peugeot e Citroen, que já atuam no mercado brasileiro há bastante tempo.

O principal responsável pelo bom número de vendas é o Dolphin, veículo 100% elétrico que tem preço abaixo de outros automóveis similares. O compacto custa algo em torno de R$ 150.000 e é uma alternativa como melhor custo-benefício para quem deseja entrar no universo dos eletrificados.

Hoje, o Brasil é um mercado estratégico para a companhia, que deve iniciar a produção em um novo complexo fabril em Camaçari, na Bahia. A empresa chinesa ocupará o mesmo local utilizado antes pela norte-americana Ford — até o encerramento de suas operações no país, em 2021.

Inicialmente, o objetivo é produzir 150 mil carros por ano, mas quando as operações forem totalmente estabelecidas em solo nacional, esta previsão saltará para 300 mil. Com a instalação no município baiano, a expectativa é de que sejam gerados mais de dez mil  empregos.

Brasil terá um carro elétrico “popular”?

Para se tornar um das mais populares do Brasil, a empresa precisa superar o preconceito com carros chineses. Além disso, terá que concorrer de igual para igual com algumas montadoras que lideram o mercado nacional, como Fiat, Volkswagen e General Motors, além das japonesas Toyota, Nissan e Honda.

No último trimestre do ano passado, a companhia ultrapassou a Tesla, do bilionário Elon Musk. Ela se tornou a maior fabricante de elétricos no mundo no período. Além disso, mesmo com os bons números na reta final de 2023, no recorte do ano inteiro, a montadora norte-americana ainda ficou à frente no número de vendas totais.

Embora a empresa tenha alternativas de menor custo para o mercado de elétricos, os valores seguem uma barreira para os brasileiros. Isso impede que os carros da categoria sejam realmente “populares”. No entanto, a tendência é de que, conforme mais montadoras chegam ao Brasil, os preços devem cair gradativamente.

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