Tecnologia

Chinesa BYD supera Tesla como maior fabricante de elétricos do mundo; entenda

Fabricante chinesa iniciará produção em complexo fabril na Bahia em breve, e já soma número de vendas expressivo no mundo todo
Imagem: P. L./Unsplash/Reprodução

A BYD, montadora chinesa de carros elétricos, superou a Tesla, do bilionário Elon Musk, e se tornou a maior fabricante do setor no último trimestre de 2023.

whatsapp invite banner

De acordo com os dados divulgados pela BYD, foram 525 mil vendas de veículos elétricos só nos três últimos meses do ano. Na última terça-feira (2), a Tesla anunciou que vendeu 484 mil unidades no mesmo período.

No acumulado dos últimos 12 meses, a Tesla ainda lidera. Ao longo do ano, a montadora americana vendeu 1,8 milhões de unidades, com destaque para lançamento do aguardado Cybertruck, a caminhonete “quase inquebrável” da empresa.

Mesmo vendendo 1,5 milhão de carros, número que ficou abaixo da concorrente dos Estados Unidos, a fabricante chinesa tem muito a comemorar. Suas vendas aumentaram 73% em relação a 2022. Além disso, a BYD vendeu 1,4 milhões de híbridos nos últimos doze meses, o que consolida a BYD como uma das principais “greentechs” do mercado mundial.

No Brasil, a BYD foi líder de vendas no setor, com 6657 unidades até novembro deste ano — o que representa 50% do total nacional.

Diferencial da BYD

Um dos pontos fortes da BYD são os preços competitivos, que forçam os concorrentes a diminuírem os valores de seus produtos. No início do ano passado, por exemplo, a Tesla baixou os preços no mercado chinês para não ficar atrás em número de unidades vendidas — estratégia que também foi seguida por outras montadoras de elétricos.

Além disso, a empresa está começando a expandir sua atuação para países do sudeste asiático, Europa e até a América do Sul. A BYD está instalando sua primeira fábrica no continente com um complexo fabril no município baiano de Camaçari, na Bahia, para fabricar componentes para veículos elétricos e híbridos.

A inauguração dos complexos fabris que serão usados pela empresa no país aconteceu no ano passado. O início das operações está previsto para o final deste ano ou início de 2025, quando todos os preparativos estarão completamente finalizados.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas