No local de um antigo naufrágio na costa Grécia foi encontrado um objeto valioso: uma cabeça de mármore de Hércules, herói da mitologia grega.
O naufrágio de Antícera data de cerca de 60 a.C, e os restos da embarcação estão no fundo do mar a noroeste da ilha de Creta. O naufrágio é conhecido por conter os restos daquilo que se acredita ser o computador analógico mais antigo do mundo, o mecanismo Antícera.
Sua história não é totalmente clara, mas parece que o navio de 40 metros de comprimento provavelmente estava viajando pelo Mediterrâneo em direção a Roma. Infelizmente, ele não conseguiu chegar ao seu destino depois que uma tempestade o fez colidir com as rochas da costa de Antícera.
O naufrágio foi descoberto por mergulhadores em 1900, mas projetos arqueológicos investigam esses restos até hoje, e continuam a revelar uma série de descobertas importantes para a ciência.
Além da cabeça barbuda identificada como Hércules, está uma base de uma estátua de mármore, que possui as partes inferiores das pernas, coberta por uma espessa camada de depósitos marinhos, dois dentes humanos e inúmeros objetos que equipavam o navio.
O achado é resultado de um estudo da Escola Suíça de Arqueologia da Grécia sob a direção do Dr. Angeliki G. Simosi, chefe do Éforato de Antiguidades, e Lorenz Baumer, professor de Arqueologia Clássica na Universidade de Genebra.
As descobertas mais recentes foram levadas para as instalações do Eforato de Antiguidades do Ministério Helênico da Cultura e Esportes.