Um pescador no norte do Camboja, país da Ásia, capturou o que os pesquisadores acreditam ser o maior peixe de água doce do mundo. O peixe em questão, na verdade, é uma arraia gigante, de uma espécie não divulgada, mas sobre a qual a ciência ainda sabe pouco.

A arraia, que media quase quatro metros do focinho à cauda e pesava pouco menos de 300 kg, foi capturada em 13 de junho, de acordo com um comunicado do Wonders of the Mekong, um projeto de pesquisa conjunto entre o Camboja e os EUA.

O pescador de 42 anos pegou o peixe perto de uma ilha remota no rio Mekong — que atravessa a China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã –, na área de Stung Treng. Uma equipe de cientistas do projeto ajudou a medir e pesar a arraia antes de ser lançado de volta ao rio. O grupo de pesquisa acredita que ela estava saudável.

Em homenagem ao recordista, o sortudo foi compensado pelo preço de mercado do peixe — cerca de US$ 600 (pouco mais de R$ 3 mil).

Assine a newsletter do Gizmodo

O rio Mekong é lar de várias espécies de peixes gigantes de água doce. O problema é que construções de barragens nos últimos anos estão aumentando a pressão ambiental nas regiões banhadas por ele, prejudicando a reprodução e desova de peixes.

O recorde anterior para um peixe de água doce era de um bagre gigante, também encontrado no Mekong. Com 293 kg, ele foi descoberto na Tailândia em 2005.