_Ciência

Tomar café regularmente diminui a grelina, o “hormônio da fome”

Conhecida como "hormônio da fome", a grelina é produzida no sistema gastrointestinal e responsável pelo controle de gasto energético, além de atuar no pâncreas e metabolizar a glicose.

xícara de café com torrões ao lado e colher

Imagem: pixabay/Reprodução

Tomar uma xícara de café é um hábito muito comum do dia a dia. Você sabia que o café pode ajudar na redução do apetite e, consequentemente, no emagrecimento?

Na literatura científica, estudos já conseguiram associar a cafeína com a redução de peso. Porém, o que tem chamado a atenção dos pesquisadores é a influência da substância na diminuição da fome.

Entre as hipóteses levantada para a redução do apetite causado pelo café está na grelina. Foi o que mostrou, por exemplo, um estudo alemão publicado na revista Food Research International que indicou a redução significativa da ação da grelina no organismo após a ingestão de cafeína.

Grelina: o que é?

Conhecida como “hormônio da fome”, a grelina é produzida no sistema gastrointestinal e responsável pelo controle de gasto energético, além de atuar no pâncreas e metabolizar a glicose.

Ela é acionada toda vez que o estômago está “vazio”. Nesse cenário, o hormônio percorre a corrente sanguínea até chegar o cérebro para avisá-lo que o corpo necessita de comida e volta a cair quando o organismo é nutrido.

Sua maior concentração acontece em períodos entre as refeições, momento em que o corpo passa por jejum. Além da cafeína, alimentos ricos em carboidratos também contribuem para a redução da grelina.

Sair da versão mobile