Caiu aí? WhatsApp passa por instabilidade na tarde desta quarta-feira (19)

Usuários começaram a reportar os problemas a partir das 17h (horário de Brasília). App voltou a funcionar normalmente 45 minutos depois
Como funciona o novo suporte de senha do WhatsApp?
Imagem: Álvaro Ibáñez/Flickr/Reprodução

O WhatsApp passou por instabilidade no final da tarde desta quarta-feira (19). Usuários começaram a reportar os problemas a partir das 17h (horário de Brasília).

De início, não era possível enviar ou checar o recebimento de mensagens. Por volta das 17h45, começaram a chegar correios eletrônicos enviados antes da “queda”.

O envio de novas mensagens, porém, demorou mais 5 minutos para ser restabelecido — o que começou a acontecer por volta das 17h50.

Tanto a versão web do aplicativo quanto a mobile ficaram pelo menos 40 minutos sem atualizar. No celular, a mensagem era de que o app está “procurando novas mensagens”. Não dava também, por exemplo, para checar o status de um contato, ou ver qual foi o último horário em que uma pessoa visualizou o app.

Quem entrava no WhatsApp Web se repara com uma barra de carregamento que não avança, como você pode ver abaixo.

O site Downdetector, que registra queixas de usuários sobre serviços online, reportou um pico de comunicados a partir das 17h. Até às 17h25, eram mais de 31 mil queixas.

Termos como “WhatsApp”, “Watts”, “zap zap” e “Mark Zuckerberg”, CEO da Meta, companhia que controla a operação do app, rapidamente entraram para os trending topics do Twitter Brasil. “Telegram”, aplicativo de mensagens instantâneas alternativo ao WhatsApp (que sempre é revisitado quando o rival cai), já soma mais de 600 mil menções.

O WhatsApp se pronunciou às 17h44, via Twitter. A rede social disse que estava “trabalhando rápido para resolver os problemas de conectividade”, e que traria “uma atualização tão logo fosse possível”.

Às 18h07, o mensageiro atualizou a thread acima, sem dar maiores explicações sobre o motivo da queda. “E nós estamos de volta! Boas conversas”.

Memes tomam as redes sociais

Mais rápido do que qualquer esclarecimento costuma ser a reação dos internautas. O Twitter, muro das lamentações preferido dos usuários do zap, virou casa para uma série de memes, que brincam com a oscilação do aplicativo. Tem até gente acusando Mark Zuckerberg de “tropeçar nos fios”. Separamos alguns abaixo:

Guilherme Eler

Guilherme Eler

Editor-assistente do Giz Brasil, são-carlense e vascaíno. Passou pelas redações de Superinteressante, Guia do Estudante e Nexo Jornal.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas