Usar um traje de couro pode protegê-lo de um desagradável acidente na estrada caso você caia de uma moto, mas ele é capaz apenas de evitar que você se esfole no asfalto. Para maior proteção durante uma colisão, várias empresas têm desenvolvido uma tecnologia de airbag para motocicletas, incluindo um par de jeans infláveis projetado para proteger as pernas do piloto.

Proteger um motorista ou passageiro em um carro com airbags é relativamente fácil; eles são cercados por portas, tetos e painéis que fornecem muitos lugares para esconder os dispositivos de airbag que podem ser acionados durante uma colisão. No caso das motocicletas, isso é muito mais difícil de implementar. Anos atrás, a Honda desenvolveu uma moto com um airbag integrado logo acima do tanque de combustível para amortecer o peito do piloto em um acidente, mas isso era útil apenas para colisões frontais em que o motoqueiro era jogado para frente no guidão.

Uma alternativa de airbag mais segura para os motociclistas são as jaquetas que inflam ao redor dele durante um acidente, protegendo completamente seu torso, independentemente da direção de onde o impacto ocorrer. Os primeiros designs exigiam um tipo de corda no veículo para que os sensores pudessem dizer à jaqueta quando inflar, mas desde então eles foram aprimorados para serem completamente autônomos, incorporando seus próprios sensores de movimento e impacto para que saibam exatamente quando inflar, não importa que tipo de moto está sendo usada. O único problema é que uma jaqueta inflável não faz nada para proteger as pernas.

Dado que as pernas de um motociclista são frequentemente a primeira parte de seus corpos a sofrer um impacto com o solo durante um acidente (um problema que é agravado com o peso adicional da própria motocicleta em cima deles quando ela tomba), jeans com airbag soam como um produto que provavelmente deveria ter sido inventado logo após as primeiras motocicletas pegarem a estrada. Mas só agora é que eles estão sendo desenvolvidos por uma empresa chamada Airbag Inside Sweden AB, que cria trajes de segurança reforçados para motociclistas sob a marca MO’CYCLE.

Não há um cronograma de quando os jeans com airbag estarão disponíveis para o público, mas a empresa desenvolveu um protótipo funcional que usa bexigas de ar escondidas sob um par de calças próprias para motociclistas. Quando estão vazias, as bexigas são quase imperceptíveis e provavelmente não atrapalham os movimentos do usuário, mas em um acidente, elas se inflam em uma fração de segundo enquanto as calças se rompem para abrir espaço para sua rápida expansão. O protótipo é atualmente acionado manualmente usando uma corda, mas a Airbag Inside Sweden AB tem consultado pesquisadores da Universidade de Uppsala em Uppsala, na Suécia, para eventualmente incorporar sensores capazes de indicar às calças quando elas precisam inflar.

Os airbags parecem inflar apenas no lado externo de cada perna, o que deve tornar o jeans confortável de se usar, mesmo em climas quentes. Imagem: Airbag Inside Sweden AB

A empresa planeja lançar seus jeans com airbag por meio de uma campanha de financiamento coletivo, mas até então há muitas perguntas sobre como eles foram projetados para funcionar. Como os airbags usados ​​em veículos, eles são descartáveis ​​e exigem que as bexigas sejam substituídas após cada inflação, ou os usuários podem apenas substituir o pequeno recipiente de inflação pressurizado presumindo que a camada inferior seja preservada? Caso contrário, as calças também são destruídas no processo ou apresentam fechos que se rompem com segurança para que pelo menos essa parte possa ser reutilizada? (Os zíperes não são liberados tão facilmente.)

Embora pareçam uma boa ideia para motociclistas, as calças com airbag podem ser igualmente úteis para idosos que correm o risco de lesões graves, mesmo com pequenas quedas. Já vimos cintos com airbag antes, mas calças infláveis ​​parecem uma solução ainda mais segura.