Calça jeans da Levi’s completa 150 anos; saiba como a peça foi inventada

Antes de se tornar um ícone da moda, a calça jeans da Levi's foi criada para aguentar o trabalho pesado dos mineradores. Saiba dessa história
calças jeans 150 anos levi's
Imagem: Reprodução/Unsplash

Neste 20 de maio de 2023, as calças jeans completam 150 anos. Tudo começou em 1853, quando o alemão Levi Strauss se mudou para São Francisco, na Califórnia, e fundou a Levi Strauss & Co.

Quase duas décadas depois, em 1872, o alfaiate norte-americano Jacob Davis juntou-se a ele. No ano seguinte, lançaram sua revolucionária criação: o jeans “XX”, ou “lote 501”, feito com tecido francês denim true blue e reforço de rebites de cobre — detalhes que sumiram dos bolsos pequenos das calças durante o período da Segunda Guerra Mundial, visando a economia de metal.

Bem antes de estabelecer-se como uma referência em jeans ao redor do mundo — e criar campanhas com modelos geradas por IA — a ideia da Levi’s era criar uma peça que resistisse ao trabalho dos mineradores e trabalhadores da época.

A fim de demonstrar a força dos jeans Levi’s, a marca criou o logo “Two Horse” (dois cavalos, em tradução livre), fazendo uso da imagem para se comunicar com consumidores de diversos países. A ilustração de dois cavalos puxando um jeans para direções opostas, sem rasgá-lo, serviu como uma demonstração da resistência da peça.

logo calça jeans levi's

“Não adianta, eles não podem ser rasgados”, diz logo da Levi’s 501. Imagem: Divulgação/Levi Strauss & Co.

Como os jeans Levi’s conquistaram o mundo?

Com o passar das décadas, a Levi’s se expandiu para diversos países, bem como diversos modelos de roupas. Em 1943, por exemplo, surgiu o primeiro jeans para mulheres, o “Lady Levi’s”. Feito de denim pré-encolhido, a calça era semelhante à dos homens, mas com uma cintura alta e ajustada.

Nos cinemas, o jeans apareceu em filmes de Velho Oeste na década de 1930. Além disso, mais tarde, nos anos 1950, ícones do cinema, como James Jean e Marlon Brando, popularizaram seu uso. Considerado sinônimo da rebeldia jovem, os jeans foram, inclusive, banidos de escolas nos EUA.

Antes de se tornarem uma peça do dia a dia, entre 1960 e 1970, as calças tornaram-se símbolos dos movimentos hippie e punk. Já em 1999, a revista Time elegeu o jeans 501® como o “fashion item” do século. Conheça também a história da minissaia nesta matéria do Giz Brasil.

Com informações da Levi’s.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas