Morre Vivienne Westwood, estilista inglesa que criou a estética punk

A estilista Vivienne Westwood morreu aos 81 anos em sua casa, ao sul de Londres. Ela ficou conhecida no final da década de 1970, ao vestir a banda punk Sex Pistols
Morre Vivienne Westwood, estilista inglesa que criou a estética punk
Imagem: Vivienne Westwood/Twitter/Reprodução

Poucas horas depois do Rei Pelé, foi anunciada a morte da estilista britânica Vivienne Westwood nesta quinta-feira (29), aos 81 anos. Representantes da artista que popularizou o estilo punk confirmaram o falecimento ao jornal The Guardian

O comunicado, divulgado à imprensa britânica, diz que Wood morreu pacificamente cercada por sua família em Clapham, no sul de Londres. Ela deixa o marido e parceiro criativo, Andreas Kronthaler, de 81 anos, e os filhos Joseph Corré e Ben Westwood. 

“Continuarei com Vivienne em meu coração”, disse Kronthaler. “Trabalhamos até o fim e ela me deu muitas coisas para fazer. Obrigada querida”. O perfil oficial de Westwood no Twitter confirmou a informação. 

Dona de um estilo colorido e irreverente, Westwood estava à frente da loja “Sex”, o centro da moda punk no Reino Unido na década de 1970. Ela criava e selecionava peças que criassem um visual controverso aos modelos da época, com elementos fetichistas e chocantes. 

Ao lado do ex-parceiro Malcolm McLaren, Vivienne Westwood criou o estilo e identidade visual do grupo Sex Pistols, que mais tarde se tornou um dos principais ícones do movimento punk no mundo. 

Com um posicionamento anti-establishment, a estilista perpetuou seu estilo em uma marca própria até o final da vida. Seus componentes visuais marcantes transformaram a moda como ponto de referência para a comunicação e expressão individual. 

“O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor”, escreveu o perfil da marca no Twitter, após a confirmação da morte da estilista. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas