Ciência

Calor e chuva continuarão em SP até o final do mês; veja a previsão

Outras regiões do Brasil também continuam a enfrentar tempo abafado e instável neste fim de fevereiro; confira previsão de chuva
Imagem: frame harirak/ Unsplash/ Reprodução

Depois de um Carnaval com sol intenso em parte das capitais brasileiras, o país agora enfrenta tempo instável em quase todos os estados. Nos últimos dias, o Sudeste, especialmente o Rio de Janeiro, enfrentou chuvas fortes que causaram a morte de ao menos seis pessoas.

De acordo com previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo quente e a instabilidade ainda vão marcar a última semana de fevereiro. Nos próximos dias, todas as regiões devem enfrentar chuvas – em alguns locais mais fortes que em outros.

Previsão para São Paulo

Uma das mais afetadas pelas últimas chuvas, a região Sudeste ainda deve enfrentar pancadas nos próximos dias. Em geral, o tempo segue abafado, com sol aparecendo entre nuvens e levando a chuvas isoladas.

Na grande São Paulo, deve chover todos os dias da última semana de fevereiro. Como de costume, as pancadas de verão provavelmente acontecerão no final da tarde e início da noite. O litoral norte do estado também deve contar com alta de precipitações. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, alguns desses episódios podem causar alagamentos. 

Como fica o tempo no Brasil na última semana de fevereiro

Em Minas Gerais, o tempo segue instável, mas com o sol aparecendo durante o final de semana (23) em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, espera-se chuvas com volumes maiores que 80 milímetros, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

No Centro-Oeste, o padrão de pancadas de chuva é o mesmo. As áreas mais afetadas devem ser Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso.

Já na região Norte, áreas do Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre podem acumular 50 milímetros de chuva. As pancadas podem ser acompanhadas de ventos, raios e trovoadas.

Enquanto isso, o volume de chuvas pode chegar a 70 milímetros na região Nordeste. Dessa forma, os estados com tempo mais instável devem ser Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

 

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas