_Ciência

Calor recorde no domingo: São Paulo deve ter o dia mais quente da história

Depois de uma semana de muito calor em pleno inverno, termômetro da capital paulista pode bater 37,8ºC, segundo CGE, já no comecinho da primavera

Calor recorde no domingo: São Paulo deve ter o dia mais quente da história

Imagem: Wikimedia Commons/ Reprodução

Os termômetros da cidade de São Paulo podem bater 37,8ºC neste domingo (24). A previsão é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado. Se isso acontecer, este será o recorde de temperatura já alcançada na história da capital paulista. 

Na última semana de inverno, os paulistanos já sentiram a temperatura mais alta do ano, batendo os 33,9ºC. A primavera começa neste sábado.

Os registros são realizados desde 1943 pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até agora, o valor mais alto registrado em São Paulo é de 37,8°C, que aconteceu em 17 de outubro de 2014.

De acordo com o instituto, a capital e outras regiões do estado estão sob alerta de grande perigo para altas temperaturas. Por enquanto, o Inmet não previu recordes como o CGE, mas estima que a temperatura chegue a 34°C no sábado (23) e 36°C no domingo (24).

No interior de São Paulo, cidades como Presidente Prudente, Bauru e Araçatuba podem enfrentar um calor de até 41°C no final de semana. Em geral, a sensação térmica pode ser ainda maior.

Onda de calor 

O anúncio vem em meio ao período em que o Brasil enfrenta uma onda de calor intensa. Além de São Paulo, outros oito estados estão sob o alerta de grande perigo do Inmet. 

Isso acontece porque há uma bolha de calor sobre a região Centro-Oeste, que prende a massa de ar quente sob si e influencia as temperaturas em todo o país. 

No entanto, a intensificação do calor neste final de semana pode ocorrer devido a aproximação de uma massa de ar fria que deve causar chuvas em São Paulo na segunda-feira (25).

Apesar disso, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a influência do El Niño pode manter a recorrência das ondas de calor durante a primavera, que começa amanhã (23).

Diante das altas temperaturas, a umidade também deve cair. Por isso, o cenário exige cuidados extras. A Defesa Civil de São Paulo recomenda que todos bebam bastante água,  se protejam do sol e evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia. 

Sair da versão mobile