Os termômetros da cidade de São Paulo podem bater 37,8ºC neste domingo (24). A previsão é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado. Se isso acontecer, este será o recorde de temperatura já alcançada na história da capital paulista.
Na última semana de inverno, os paulistanos já sentiram a temperatura mais alta do ano, batendo os 33,9ºC. A primavera começa neste sábado.
Os registros são realizados desde 1943 pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até agora, o valor mais alto registrado em São Paulo é de 37,8°C, que aconteceu em 17 de outubro de 2014.
De acordo com o instituto, a capital e outras regiões do estado estão sob alerta de grande perigo para altas temperaturas. Por enquanto, o Inmet não previu recordes como o CGE, mas estima que a temperatura chegue a 34°C no sábado (23) e 36°C no domingo (24).
No interior de São Paulo, cidades como Presidente Prudente, Bauru e Araçatuba podem enfrentar um calor de até 41°C no final de semana. Em geral, a sensação térmica pode ser ainda maior.
Onda de calor
O anúncio vem em meio ao período em que o Brasil enfrenta uma onda de calor intensa. Além de São Paulo, outros oito estados estão sob o alerta de grande perigo do Inmet.
Isso acontece porque há uma bolha de calor sobre a região Centro-Oeste, que prende a massa de ar quente sob si e influencia as temperaturas em todo o país.
No entanto, a intensificação do calor neste final de semana pode ocorrer devido a aproximação de uma massa de ar fria que deve causar chuvas em São Paulo na segunda-feira (25).
Apesar disso, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a influência do El Niño pode manter a recorrência das ondas de calor durante a primavera, que começa amanhã (23).
Diante das altas temperaturas, a umidade também deve cair. Por isso, o cenário exige cuidados extras. A Defesa Civil de São Paulo recomenda que todos bebam bastante água, se protejam do sol e evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia.