Gravar vídeo com pouca luz é uma tarefa frustrante, mas pode ficar um pouco mais fácil com a nova e surpreendente câmera da Canon: ela grava vídeo em Full-HD na escuridão quase completa.

A câmera MH20F-SH tem um sensor full-frame com 2,26 megapixels. É pouco porque cada pixel é enorme: são 19 mícrons, ou sete vezes e meia o que encontramos numa DSLR profissional como a Canon 1DX. Pixels enormes significam que eles podem capturar uma quantidade enorme de luz.

Neste caso, o sensor da Canon chega a um ISO de absurdos 4.000.000. Sim, quatro milhões. Basicamente, ele vê melhor no escuro do que você, e sem usar truques de visão noturna por infravermelho. A câmera grava vídeo colorido em 1080p a 24, 30 ou 60 fps.

E ela é bem pequena, com cerca de 10 x 10 x 10 cm, de modo que será versátil para capturar situações interessantes.

Estranhamente, a Canon ainda não publicou qualquer amostra de filmagem da câmera, por isso não podemos ver por nós mesmos o que ele pode fazer. Mas, nós temos dois vídeos de 2013, lançados quando esta tecnologia estava em desenvolvimento:

Antes que você fique animado em gravar vídeos em locais bem escuros (hum), preciso lembrar que esta câmera não é para a maioria dos consumidores. Em primeiro lugar, ela custa US$ 30.000. E ela é feita para usos “industriais”: a Canon mencionado coisas como vigilância noturna e documentários de animais selvagens.

A ideia da MH20F-SH aparentemente é mostrar que a Canon ainda inova. A empresa sofreu críticas de entusiastas nos últimos dois anos por demorar em trazer recursos novos e futuristas para o mercado. Mas provar que as pessoas estavam erradas com um dispositivo de US$ 30.000 é, bem, interessante.

A MH20F-SH será lançada em dezembro nos EUA.

Canon MH20F-SH (2)