Uma câmera point-and-shoot com Android ainda parece ser o futuro, mas falta acertar essa combinação. É por isso que, quase dois anos após a Nikon lançar seu primeiro experimento com Android no mundo, ela está tentando de novo. Como a Coolpix S810c se compara à muito bem-sucedida Galaxy Camera da Samsung?

A nova Nikon Coolpix S810c ganhou muitas melhorias em relação à sua antecessora, a S800c. A nova point-and-shoot tem resolução de 16 megapixels, lente zoom de 12x (equivalente 25-300mm) e uma touchscreen LCD de 3,7 polegadas e 1,2 milhão de pontos.

A 810 agora também possui GPS e entrada para fone de ouvido, além do Wi-Fi que acompanhava o modelo anterior. São 27,5mm de espessura e 216g. E é importante ressaltar que a nova câmera usa uma versão relativamente recente do Android – Jelly Bean 4.2 – com Play Store para você baixar os apps que quiser. (Por sua vez, a Coolpix S800c ainda roda Android 2.3 Gingerbread, e já começou presa no passado.)

Nikon Coolpix S810c (1)

Muita coisa mudou em câmeras conectadas desde que a S800c foi anunciada. No final de 2012, poucas câmeras tinham Wi-Fi embutido; agora este é um recurso padrão (exceto no low-end). E o mais importante: a Samsung Galaxy Camera foi um tremendo sucesso, superando nossas expectativas em funcionalidade e desempenho. O Android a torna útil e divertida; não é apenas um mero truque.

Por US$ 350, a Nikon Coolpix S810c é mais barata do que a mais recente Galaxy Camera 2, de US$ 450. Ambas têm sensor de 1/2.3 polegada e gravam em Full-HD a 30fps (e em HD a 60 fps).

Ainda assim, a Samsung tem algumas vantagens: sua tela de 4,8 polegadas é bem maior, mesmo considerando seus botões virtuais Voltar/Home/Menu; ela conta com inúmeros modos de câmera; e tem autonomia maior – 400 fotos por recarga (baseado nos padrões CIPA), contra apenas 270 na Nikon. Seu zoom óptico de 21x também é maior.

Nikon Coolpix S810c (3)

Além disso, ainda falta ver como é o desempenho da Coolpix: enquanto a Galaxy Camera 2 tem processador quad-core de 1,6 GHz, a Nikon não revela estas especificações. Ela é um dos nomes mais respeitados em câmeras, mas a Samsung é forte em produtos e conectividade para Android – então é difícil ganhar dela nesse quesito.

A câmera da Nikon talvez ainda não seja totalmente competitiva mas, no mínimo, temos uma alternativa à hegemonia da Samsung em câmeras com Android. [Nikon]