O Nokia Lumia 1020 acaba de ser anunciado, e o destaque obviamente é sua câmera de 41 megapixels. Ele só usa um sensor maior? Nada disso: há várias novidades em hardware e software que podem tornar esta a melhor câmera de smartphones.

Mas para que serve um sensor de 41 MP? Ele permite tirar fotos extremamente nítidas em resoluções menores graças ao oversampling.



Basicamente, o celular pega a informação equivalente a 41 MP e a condensa em 5 MP. Isso é bom por dois motivos. Primeiro, o oversampling combina sete pixels em um “super pixel”, deixando as imagens mais nítidas.

lumia 1020 luz

Segundo, como o sensor é maior, ele permite capturar mais luz – algo importante em ambientes pouco iluminados. O desempenho em pouca luz fica ainda melhor pois o sensor é retroiluminado.

Zoom e estabilização de imagem

A Nokia destaca também o zoom digital. Como o Lumia 1020 possui muitos pixels no sensor de 41MP, você não perde detalhes ao ampliar a imagem. Por isso, ele chega a zoom de 3x apenas fazendo “crop” na imagem original. (Não há zoom óptico, no entanto.)

Com a função “dual capture”, o Lumia 1020 guarda a imagem na resolução completa, e também uma imagem de 5MP com oversampling. Se você quiser dar zoom para enquadrar apenas certa parte da imagem, acontece o mesmo. Isso permite a você enquadrar outra parte da imagem depois de tirar a foto – já que você tem a imagem em resolução completa guardada no celular.

lumia 1020 zoom

Vale notar que a “resolução completa” não será em 41 megapixels. A câmera tira fotos em proporção 16:9 ou 4:3. Por isso, as imagens grandes terão, respectivamente, 34 e 38 megapixels. Isso se deve ao formato redondo do sensor – saiba mais aqui.

O Lumia 1020 leva a tecnologia de oversampling para vídeo, também. Ele grava em Full-HD 1080p, e pode dar zoom de até 4x (ou até 6x em HD 720p). E com o Nokia Rich Recording, você grava níveis de áudio até seis vezes maiores que microfones normais de smartphone, o que parece ótimo para shows ou locais com muito barulho.

O sensor também possui estabilização óptica de imagem (OIS) – presente no 920 e 928 – mas precisou de um hardware totalmente diferente. Agora ele usa uma série de esferas de rolamento ao redor do sensor, além de pequenos motores: assim, a imagem sai menos tremida.

Nokia Pro Camera

lumia 1020 pro camera

Há também um novo app de câmera, chamada Nokia Pro Camera. Ele dá acesso mais fácil às configurações manuais, como exposição, ISO, velocidade do obturador e outros. Mas e se você for iniciante e não souber o que esse jargão significa? A Nokia pensou nisso e colocou tutoriais no app, para explicar cada função enquanto você tira fotos.

Há um botão no lado direito que você pode definir para qualquer configuração, e deslizar com o polegar. Na demonstração, ele pareceu bem impressionante.

Além disso, ele permite foco manual: em vez de tocar na tela e usar o autofoco, você pode deslizar um controle e deixar a imagem com a maior nitidez possível. Você pode até mesmo definir uma exposição longa e fazer pinturas de luz com o celular, um truque geralmente associado a câmeras DSLR.

lumia 1020 light painting

Além do Pro Camera, a Nokia preparou um kit para desenvolvedores (SDK) que dá acesso mais profundo à câmera, e permite usá-la para “criar suas próprias inovações de imagem”. Ele será usado em breve nos apps Path, Foursquare, Pinterest e Hipstamatic – este posta fotos no Instagram. Os apps Cinemagraph (cria GIFs animados) e PhotoBeamer (exibe suas fotos em outro dispositivo através da web) também foram atualizados.

Câmera e acessórios

A câmera usa seis lentes físicas da ZEISS e um obturador mecânico. De acordo com fotos vazadas no Flickr, a câmera tem abertura f/2.2, ainda maior que o f/2.4 presente no PureView 808, a primeira câmera da Nokia com 41MP.

O flash, por sua vez, é o mesmo Xenon que vimos no Lumia 928: ele ilumina cenas por até 1/16.000 de segundo. Stephen Elop disse que este é “o primeiro flash que realmente vale a pena usar”.

Há também um case de câmera: o Nokia Camera Grip possui botão físico para tirar foto, uma protuberância para você pegar o Lumia como se fosse uma câmera, e até mesmo uma base para tripé. Além disso, o case funciona como uma bateria externa. Ele estará disponível ainda este mês por US$ 79.

Camera-Grip-for-Nokia-Lumia-1020-jpg

O PureView 808 original, apesar de rodar o antigo Symbian, se tornou uma das câmeras de celular mais populares no Flickr, demonstrando que: 1) muitos gostam da câmera potente, e 2) pessoas que se importam o bastante para subir fotos ao Flickr usam este aparelho. O 1020 deve ser tão bom quanto: há uma ligeira melhoria na lente, além da estabilização óptica de imagem. Ou seja, basicamente esta é uma fusão do Lumia 928 com o PureView 808, o que é muito bom.

Eis algumas fotos de teste, fornecidas pela Nokia, que mostram do que sua nova câmera é capaz. Mas, é claro, só teremos uma opinião mais embasada após testar o aparelho. Traremos nosso hands-on do Lumia 1020 em breve. [Lumia 1020]

lumia 1020 sample (2) lumia 1020 sample (3) lumia 1020 sample (6) lumia 1020 sample (1) lumia 1020 sample (5) lumia 1020 sample (4)