Ciência

Câmera submersa mostra peixes no fundo do mar ao vivo no YouTube

Câmera subaquática mostra recifes de corais e vida marinha em Miami, na Flórida (EUA)
Imagem: Reprodução/YouTube

Além do vídeo dos leões-marinhos que filmam o fundo do mar na Austrália, também é possível assistir de casa a imagens do mar e seus peixes em Miami. A câmera subaquática Coral City Camera, da Coral Morphologic, transmite ao vivo no YouTube registros de um recife de corais na Flórida.

whatsapp invite banner

A câmera fica na costa na extremidade leste do PortMiami e começou como um projeto de pesquisa de arte e ciência pelas organizações Bridge Initiative e Bas Fisher Invitational. O projeto surgiu com o objetivo de expor a biodiversidade abaixo da superfície em Miami, a fim de inspirar as pessoas a protegê-la.

O projeto mostra o ecossistema marinho urbano que se desenvolveu ao redor das costas artificiais de Miami. A costa de pedras riprap no porto demonstram que a infraestrutura humana pode oferecer refúgio para espécies ameaçadas em locais urbanos. Bem como servir como locais de pesquisa convenientemente acessíveis.

Para que serve a câmera no fundo do mar em Miami?

Além disso, a Coral City Camera também funciona como uma ferramenta científica. Ela monitora a saúde e o bem-estar da vida subaquática de forma não invasiva. Atualmente, a Coral Morphologic trabalha com o Programa de Corais da AOML ( Laboratório Oceanográfico e Meteorológico do Atlântico) para coletar amostras e registrar os parâmetros da água do local.

Enquanto isso, utiliza a câmera para monitorar um viveiro de corais que abriga fragmentos de corais-cérebro (Pseudodiploria strigosa) e investigar sua resiliência. Por fim, o projeto também atua com a ONG Rescue-a-Reef da Universidade de Miami para identificar no local os genótipos mais resistentes de corais chifre-de-veado (Acropora cervicornis) e chifre-de-alce (Acropora palmata).

Excelentes construtores de recifes, sua redução ameaça muitas outras espécies, visto que são habitats importantes nos oceanos para um quarto de todas as espécies marinhas. Vale lembrar que os recifes de corais têm alto risco de ser o primeiro ecossistema global a se perder devido às mudanças climáticas, segundo o Wild For Life. Isso porque são extraídos para produzir materiais de construção, lembrancinhas, joias e aquários.

Veja abaixo os peixes ao vivo da câmera pelo YouTube:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas