Com La Niña: veja quando começa a primavera em 2024
O inverno começou em 20 de junho com altas temperaturas no Brasil. Mas, mesmo em meio ao calor, alguns dias de frio atingiram diversas partes do país. No último final de semana, por exemplo, uma queda de temperatura avançou pelo Sul e Sudeste do país. Então, quando começa a primavera em 2024 e acaba de vez o frio?
Este ano, o inverno no Hemisfério Sul termina em 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). A primavera, por sua vez, se encerra em 21 de dezembro de 2024, quando chega o verão.
Assim, nos 90 dias que se seguem ao inverno, os brasileiros devem aproveitar as temperaturas um pouco mais amenas da primavera. A estação é marcada pela floração e pela transição para um período mais chuvoso, com temperaturas mais elevadas no Norte, Nordeste e parte do Centro-Sul.
O que esperar do clima na primavera?
Em 2023, a primavera foi quente, com várias ondas de calor que bateram recordes, devido à influência do El Niño. Além disso, houve estiagem no Norte e no Nordeste (incluindo uma seca história no Amazonas), ao mesmo tempo que chuvas extremas caíram no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Desta vez, fará menos calor por causa do La Niña. Oposto ao El Niño, o fenômeno climático prevê secas no Sul e aumento das precipitações no Norte e Nordeste. No entanto, este ano, seus efeitos só devem ser sentidos no final da primavera ou início do verão – e de forma mais fraca.
De acordo com Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Operações e Modelagem do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), os dias podem apresentar frio mais intenso, causando impactos negativos na saúde e na agricultura – principalmente no Sul.
Quanto às chuvas, o La Niña não deve mudar na região central do país, como Sudeste e Centro-Oeste. Entretanto, no Nordeste, as chuvas “abundantes” começa a partir dos meses de outubro e novembro.