_Tecnologia

Camerabuds: nova engenhoca da Meta unirá fones com câmera e IA

Segundo informações disponíveis, o produto é capaz auxiliar pessoas com deficiência visual e realizar traduções em tempo real; saiba detalhes

meta rastreamento

Como parte de seus investimentos na tecnologia de inteligência artificial, a Meta Platforms, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, está desenvolvendo um novo hardware que combina fones de ouvido, câmeras e IA. Internamente, o ambicioso projeto vem sendo chamado de “Camerabuds”.

Entre as funcionalidades do dispositivo está a possibilidade de utilizar os sensores para identificar objetos e descrevê-los para os usuários. E isso pode ser uma ferramenta muito útil no campo da acessibilidade. Principalmente, no auxílio de pessoas com deficiência visual.

Além disso, segundo informações do portal The Information, que conseguiu detalhes de três funcionários, o produto seria capaz de utilizar inteligência artificial para identificar o idioma do interlocutor. E traduzir em tempo real para a língua nativa de seu usuário. As também câmeras podem traduzir embalagens e placas de identificação em outros idiomas.

A reportagem ainda dá conta que o CEO Mark Zuckerberg tem um interesse especial pelo projeto e esteve envolvido na revisão de conceitos de design do dispositivo. Até o momento, nenhum modelo de design específico foi escolhido pelo chefão da empresa.

Internamente ainda se discute questões relacionadas à privacidade, considerando que os produtos contam com câmeras, e outras envolvendo a construção e componentes internos do produto. A autonomia de energia e quais serão os mecanismos necessários para manter a temperatura em níveis adequados são algumas das principais preocupações da companhia.

E quem tem cabelo comprido?

Outro grande desafio da empresa é como tornar o produto eficiente mesmo para usuários com cabelos longos, que certamente terão as lentes bloqueadas por suas mechas.

A big tech tem largo histórico de investimento em produtos de hardware bem sucedidos, como os headsets Meta Quest após a aquisição da Oculus. `Porém, igualmente tem um amplo hábito de abandonar projetos durante o desenvolvimento ou até depois do lançamento. 

Isso aconteceu com os smart speakers Portal, em 2022, e seu projeto de smartwatch com conjunto duplo de câmeras. No entanto, a julgar pelo interesse particular de Zuckerberg pelo projeto, embora não possamos garantir, é muito provável que os “Camerabuds” saiam mesmo do papel.

Sair da versão mobile